A praticidade dos pães de queijo congelados pode ser o trunfo de quem precisa servir algo gostoso, que agrade aos mais variados paladares e em tempo recorde de preparação, mas o consumo deve ser esporádico e limitado a quatro unidades. Além do alto teor de sódio, algumas marcas apresentaram gordura trans. Essas foram as conclusões da avaliação feita pela equipe da Proteste com as marcas São Geraldo, Sadia, Carrefour, Duduxo, Forno de Minas, Bom Preço, Qualitá, Perdigão e Maricota.
Algumas marcas apresentaram excesso de sódio (Forno de Minas, Bom Preço, Qualitá, Perdigão e Maricota), presença do microrganismo Bacillus cereus (mesmo dentro do permitido pela legislação ou em quantidade que não traz risco para a saúde) e gordura trans, cujos malefícios são cientificamente comprovados: além de aumentar o nível de colesterol ruim (LDL), diminui a quantidade de colesterol bom (HDL).
No teste realizado pela Proteste com pães de queijo em 2004, foram encontrados problemas de higiene em uma marca. No novo estudo houve a melhoria da segurança microbiológica mas a composição não mudou por isso é fundamental consumir o alimento com moderação e esporadicamente. No teste feito com os consumidores, algumas marcas não foram bem avaliadas quando o assunto era sabor, aparência e textura.
Congelados