A agitação pela Copa do Mundo no Brasil era tímida. Era. Nesta quinta-feira (12), dia que marcou o início do Mundial com a vitória por 3 a 1 do Brasil contra a Croácia, de virada, o curitibano resolveu sair às ruas de verde e amarelo para fazer a festa. Para a Fan Fest, na Pedreira Paulo Leminski, tdas as 15 mil pulseiras foram distribuídas em três horas. O clima colaborou: após dias de frio e chuva, o sol apareceu.

Durante a partida, além de torcedores brasileiros, foi possível encontrar mexicanos, hondurenhos, ingleses, iranianos, espanhóis e franceses entre os frequentadores da festa. Assim como no estádio, o público cantou o Hino Nacional até o fim e torceu a cada lance. A prefeitura ofereceu ônibus gratuitos para chegar ao local, que saíam do centro. A reportagem usou um deles para chegar à festa: apesar de lotado, o veículo chegou em 20 minutos à pedreira, sem enfrentar trânsito.

A decepção para quem foi ao local foi a não exibição do show de abertura, com Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitt Bull. A compensação, porém, veio após o jogo, com show de Dudu Nobre.

Muita Festa

O primeiro final de semana da Fifa Fan Fest em Curitiba será repleto de atrações na Pedreira Paulo Leminski. Além da exibição de dez partidas da Copa do Mundo, o público presente poderá acompanhar gratuitamente a exibição de espetáculos teatrais, musicais e de dança.

Nesta sexta-feira (13), às 11h30, o grupo folclórico Centro Espanhol abre a programação do dia que ainda terá a apresentação de hip hop do grupo curitibano Track Cheio (15h05) e da banda Regra 4 (18h05). No telão gigante, destaque para o jogo do grupo do Brasil entre México e Camarões (13h) e para o duelo entre Espanha e Holanda (16h), finalistas da Copa 2010. A noite ainda reserva a exibição do jogo Chile e Austrália às 19 horas.

No sábado, dia 14, a Fan Fest exibirá quatro jogos e terá como atrações a dança latina da Companhia Walmir Secchi e os shows do Grupo Molungo, da Banda Gentileza e da dupla Álvaro e Daniel. O primeiro fim de semana da Fan Fest se encerra no domingo (15) com jogos da Suíça, França e Argentina, apresentação teatral e shows musicais.

Para participar da festa o público deverá retirar pulseiras, das 9h às 19h, no Memorial de Curitiba. Cada pessoa poderá retirar até 3 pulseiras, que serão válidas apenas para a mesma data.

Evento oficial da FIFA, que acontecerá em todas as cidades-sede do Mundial, a Fan Fest é uma maratona de entretenimento, planejada para fazer com que a população participe e se integre à festa do futebol, mesmo sem ir aos estádios. São 25 dias de eventos. Nas datas com atrações nacionais (12 e 23 de junho e 5 e 13 de julho) a capacidade máxima é de 15 mil pessoas. Nas demais datas a capacidade será de 2 mil pessoas simultaneamente.

A Fan Fest Curitiba é organizada em conjunto pela FIFA, Globo/RPC TV e Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba.