LIILIANE PELEGRINI BELO HORIZONTE, MG – Manifestantes decidiram deixar a praça 7, no centro de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (14), depois de quatro horas de cerco efetuado pela polícia. O protesto se destacou pela quantidade de PMs –bem maior do que a de participantes do ato.
A manifestação contra a Copa começou às 10h no centro, três horas antes do início da partida entre Grécia e Colômbia, no Mineirão –os colombianos venceram por 3 a 0. Assim como na última quinta-feira, os manifestantes questionavam, com cantos e faixas, os gastos com o Mundial e reivindicavam direitos sociais básicos, com destaque para a habitação, o transporte público e investimentos em mobilidade urbana.
Às 12h, o ato já reunia cerca de 400 manifestantes, que começaram a ocupar também a pista da avenida Afonso Pena. Neste momento, a polícia começou a cercar não só a via bloqueada como todo o perímetro central para impedir que os manifestantes se movimentassem por aquela região da cidade. Diante do impasse, às 14h, líderes organizaram uma assembleia, em que decidiram permanecer na praça 7. Duas horas depois, com nova assembleia, a decisão foi de seguir caminhando até a praça da Estação e, 40 minutos depois, o grupo se dispersou. Segundo a Polícia Militar, 16 pessoas foram detidas durante o protesto.