Brasil é um dos piores “sobreviventes” da Copa do Mundo

Segundo o site Who Scored, apenas a Costa Rica e a Alemanha tem notas piores que a Canarinho

Redação Bem Paraná

Antes da Copa, a Seleção Brasileira era favorita ao título mundial. Depois de quatro jogos, a Canarinho já virou uma incógnita. Afinal, a equipe que sofreu para vencer o Chile no Mineirão (a sorte, a trave, Júlio César e as penalidades máximas salvaram o Brasil), jogando o futebol apresentado até aqui no Mundial, tem condições de levantar a sexta taça de campeão mundial?

As dúvidas são muitas. Já há, até mesmo, quem aponte a Colômbia como favorita para a partida da próxima sexta-feira (4), no Castelão, pelas quartas-de-final. E quem faz tal apontamento não pode ser considerado um louco por apostar numa equipe sem tradição ou um apátrida que quer ver o Brasil ser derrotado dentro de casa. Ao menos é o que as estatísticas mostram.

O site Who Scored criou uma nota para cada seleção que participa do Mundial. As notas são dadas a partir de dados como: porcentagem de passes certos, posse de bola, chutes a gol, disciplina (cartões amarelos e vermelhos) e duelos ganhos em jogadas aéreas. E o Brasil não está bem na fita. Aparece apenas na sexta colocação, com 7,12. Entre os sobreviventes que jogarão as quartas-de-final, apenas duas equipes ficam atrás da Canarinho: Alemanha (7ª, com 7,07) e Costa Rica (14ª, com 6,83). Já a Colômbia aparece como a segunda melhor seleção da Copa até aqui.

Segundo as estatísticas, o Brasil é o 17º em passes certos (81,3% de acerto) e o 11º na posse de bola (54,3%). A equipe de Felipão, por outro lado, destaca-se nos chutes a gol (5º, com 17,5 finalizações por jogo) e nas jogadas aéreas (3º, com média de 19,3 ‘duelos’ vencidos por partida).

Um dado bastante preocupante, porém, é a disciplina. Nos últimos dias, muito se questionou sobre o emocional da equipe. O próprio Felipão teria revelado em conversa com jornalistas amigos que os jogadores estão sentindo a pressão de terem de vencer a Copa no Brasil. Talvez isso se reflita no nervosismo do time e na quantidade de cartões amarelos: já foram oito neste mundial, número igualado apenas pelo Uruguai, que “vence” os brasileiros no quesito pelo fato de um jogador uruguaio ter sido expulso de campo durante o Mundial.

Confira a nota das oito seleções que seguem vivas na luta pelo título:

1º França (7,19)
2º Colômbia (7,15)
3º Argentina (7,13)
4º Bélgica (7,12)
5º Holanda (7,12)
6º Brasil (7,12)
7º Alemanha (7,07)
14º Costa Rica (6,83)