A estrutura responsável por todas as decisões operacionais durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 foi apresentada oficialmente nesta sexta-feira (06), em Curitiba . O Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Paraná (CICCR) – um dos legados que fica para o Estado – permite videomonitoramento total das atividades de segurança durante o evento esportivo.

A Central agrega em um único espaço 33 instituições envolvidas de alguma forma nas ações a serem desenvolvidas durante o Mundial, nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Com esta estrutura é possível dar respostas rápidas e desencadear ações articuladas entre os comandos das instituições representadas para acompanhar eventuais situações críticas.

Com o Centro Integrado, a tomada de decisões em situações críticas e que requeiram atenção será eficiente, ágil e efetiva, nos âmbitos operacional e tático. Consequentemente, o tempo de resposta no atendimento à urgência e emergência será reduzido, afirma o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher.

Câmeras da secretaria estadual de Segurança Pública e também da Prefeitura de Curitiba estarão interligadas à Central. O monitoramento também funciona de forma integrada nas demais cidades-sede da Copa do Mundo.

A estrutura do Centro Integrado abriga também uma Sala de Gestão de Crises, onde ocorrerão reuniões que demandem decisões rápidas e eficazes por parte das autoridades da área de Segurança Pública e Defesa.

O período operacional da Central começou 20 dias antes da abertura da Copa e segue até e cinco dias após a final do Mundial, conforme determina a Lei Geral da Copa – de 23 de maio a 18 de julho. ‘Toda a parte de segurança pública não nos preocupa porque todo o planejamento feito nos últimos dois anos. São esforços que vão garantir que as ações sejam executadas da forma mais tranquila possível, avalia o coordenador do Cento Integrado, o delegado federal Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia.