Centro Integrado divulga esquema para receber equipe espanhola

AEN

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) preparou um esquema de segurança, dentro da Operação de Segurança para a Copa do Mundo, para a recepção da delegação da Espanha que chegará ao aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, neste domingo (8), às 21h. Acompanhamos e monitoramos a seleção desde o receptivo na área restrita do aeroporto até a chegada deles no CT do Caju, mas os trabalhos continuam até retornarem ao seu país de origem”, diz o coordenador do CICCR e delegado da Polícia Federal, Flúvio Cadinelle Oliveira Garcia.

Neste sábado (7) começaram os trabalhos para a recepção, como a varredura do CT do Caju. O esquema de segurança deste domingo prevê algumas etapas. “O receptivo na área restrita do aeroporto, por ordem da Presidência da República, será feito pela Força Aérea Brasileira, com acompanhamento do CICCR. Estarão lá, por exemplo, a Polícia Federal, a Receita Federal, a Anvisa, a Vigiagro. Além dos procedimentos de imigração serão feitas todas as inspeções pertinentes nestas ocasiões”, afirma Garcia.

Depois desta primeira fase, a delegação espanhola segue para o CT do Caju escoltada por policiais militares do BPTRan, componentes da Central de Batedores e Escoltas da Operação de Segurança para a Copa do Mundo. “Desde a pista do aeroporto até o local de destino em Curitiba, um trajeto que deve durar em torno de 30 minutos, a seleção segue acompanhada”, diz o capitão Sthefano Janata, da CBE. Caso o clima não esteja favorável para aterrissagem, o voo poderá usar um aeroporto alternativo, com cumprimento de rota protocolar.

Depois de instalada no CT em Curitiba, a seleção continua recebendo segurança até o retorno para o país de origem, conforme esclarece o coordenador. “Cabe ao CICCR fazer com que as seleções recebam segurança necessária durante a estadia. E posso garantir que estamos preparados para isto, disse Garcia. Haverá policiamento ostensivo e perímetro de segurança em toda a rota protocolar de abrangência operacional.

SAIBA MAIS:

* O Plano de Segurança para Grandes Eventos compreende planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de atividades de prevenção e respostas às ameaças ou incidentes de segurança ocorridos em áreas de interesse operacional (como portos, aeroportos, estádios, Fan Fest, campos e centros de treinamento) e nas áreas impactadas (como sistema de transportes e pontos turísticos) ou relacionados a assuntos de interesse da Copa do Mundo 2014.

* Considera-se Operação de Segurança para a Copa do Mundo as ações ou atividades feitas pelas instituições de Segurança Pública, Defesa Social, Defesa Civil, Ordenamento Urbano, Inteligência e outras que tenham impacto, direto ou indireto, na realização do evento de forma pacífica e segura, nas esferas federal, estadual ou distrital e municipal.

* O QUE É CICCR – Ambiente prioritário para atendimento de demandas ordinárias e eventos críticos relacionados à Copa, buscando-se agregar o maior número de informações, dados e imagens possível para permitir o acionamento e emprego dos meios disponíveis de forma oportuna, otimizada e coordenada.

* O CICCR é responsável pela coordenação tática e operacional da operação de segurança durante a Copa do Mundo 2014, no âmbito regional, articulando e integrando as atividades realizadas pelas estruturas móveis (caminhões da PM com videomonitoramento), Plataforma de Operação Elevada, Centro Integrado de Comando e Controle Local e pelas forças de segurança, inclusive pelos centros de operação e de atendimento e despacho existentes.