Não importa o idioma, nem a procedência. Curitiba amanheceu em festa neste domingo (15) com turistas que chegaram à cidade para assistir ao jogo entre Irã e Nigéria, pela Copa do Mundo 2014. Parques, praças e ruas estão cheias de visitantes, que se comunicam nas mais variadas línguas, visitando pontos turísticos e apreciando cada detalhe de uma cidade, que para não fugir à regra, amanheceu cinzenta, porém acolhedora.

O preço do hotel, a alimentação de primeira qualidade e a atenção dispensada pelos curitibanos a nós, torcedores, é de outro mundo, diz o administrador de empresas de Charqueado (SP), Rodolfo Bissoli da Silva, que veio acompanhado da arquiteta Vania Piazza. Não dá vontade de ir embora. É tudo muito lindo, disse Vania.

Feliz está o grupo de nove estudantes sul africanos, ganhadores de uma promoção da linha aérea nacional para assistir o primeiro jogo da Nigéria. São jovens entre 18 e 25 anos, que escreveram uma frase como se fosse o piloto do avião que os trouxeram ao Brasil. É tudo tão lindo que nem consegui dormir esta noite, diz Jabula Shande, durante visita ao Jardim Botânico. Para a amiga Winnie Siikhosana, agora é só esperar a Nigéria ganhar por 2 a 0, e disputar a final. Estamos aqui para torcer pelo nosso país e vamos fazer a diferença na Arena da Baixada, disse ela.

E a Nigéria já fez torcedores também no Brasil. O campineiro Fernando Pereira chegou neste domingo a Curitiba acompanhando a seleção africana. Eles treinaram no campo do meu time o Guarani, de Campinas. Os dois têm as mesmas cores. Fizemos até bandeira para animar a Nigéria, que deve ganhar a partida, disse ele, que está em Curitiba com a esposa, a professora Rosangela Calvi. Fui a todos os treinos. É um time rápido que ganhou meu respeito, diz Fernando.

Um grupo de 35 iranianos chegou na noite de sábado (14) para torcer pelo time. É tudo muito lindo. Estamos adorando Curitiba, diz Messan Mahmeud, que visita pela primeira vez o Brasil. O grupo, que saiu muito cedo do hotel para visitar todos os pontos turísticos de Curitiba estava encantado. É uma bela cidade. Temos que nos curvar disse Mahmoud Jalehian.

É uma oportunidade única. Agora é só torcer pala vitória, afirma a iraniana Arezoo Alipour, de Teerã.

Os irmãos americanos de Portland, Oregon (USA) Vahid, Majid e Hamid Habibi chegaram neste domingo e, apesar da garoa, foram conhecer a cidade pela Linha Turismo. Estamos sendo muito bem recebidos e a impressão é que os curitibanos sentem muito orgulho de sua cidade, diz Vahid. Já o iraniano radicados em Nova York Kaz Ashrafioun está ansioso para conhecer a Arena da Baixada. Um estádio magnífico. Temos a certeza da vitória do Irã, disse Kaz Ashrafioun, encantado com a feirinha do Largo da Ordem. É singular. Sem palavras para definir, concluiu.

Segundo o Ministério dos Esportes, são esperados no Brasil de 600 mil a 1 milhão de turistas estrangeiros, e cerca de 3 milhões de turistas brasileiros viajando pelo páis. Em Curitiba a previsão aponta para um total de 160 mil turistas estrangeiros – , a maioria americana e australiana, seguida por canadenses, franceses, russos, equatorianos e espanhóis – e 500 a 600 mil turistas brasileiros.