Estados Unidos e Gana protagonizaram na noite desta segunda-feira (16) mais uma partida repleta de emoção nesta Copa do Mundo. Jogando na Arena das Dunas, os norte-americanos conquistaram uma importante vitória por 2 a 1 e chegaram à vice-liderança do Grupo G, que tem Alemanha como líder e Gana e Portugal, que ainda não somaram pontos.

A vitória dos EUA começou a ser construída logo aos 30 segundos da partida, quando Dempsey fez uma linda jogada pela esquerda e marcou um belo gol – o mais rápido da Copa no Brasil e o quinto mais rápido na história das Copas.

Parecia que a partida seria bastante movimentada. Ledo engano. Após abrir o placar, os Estados Unidos recuou. Gana cresceu, acuou o adversário, mas cometia um pecado:como não conseguia superar a forte marcação americana, ficava cruzando a todo instante para a área. Resultado: jogo ruim e 1 a 0 para os EUA.

Na segunda etapa, os africanos mudaram a postura. Se não invadiam a área do adversário, chutavam de longe. Sempre com perigo. Howard fez boas defesas, mas nada pôde fazer aos 37 do 2º tempo, quando Asamoah Gyan deu lindo passe de calcanhar para André Ayew, com a perna esquerda, empatar a partida.

Gana estava melhor. Tinha mais posse de bola, já havia chutado o triplo de vezes que os EUA. Mas no futebol o que vale é bola na rede. No apagar das luzes, quando a partida encaminhava para um empate ou, até mesmo, uma vitória de virada dos ganeses, Zusi, que entrou na segunda etapa, cruzou na cabeça de Brooks, que entrou no intervalo, para garantir a vitória norte-americana.