ELIANO JORGE SÃO PAULO, SP – Nascido no Brasil e naturalizado croata, o meia Sammir, 27, ficou mais próximo de jogar no seu país natal sua primeira Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (26), um concorrente de posição na seleção europeia foi cortado por lesão. Niko Kranjcar, 29, se machucou e saiu aos 33 min da partida que valeu ao seu clube, o Queen Park Rangers, o retorno à primeira divisão do Campeonato Inglês, no último sábado (24).
Sammir, do Getafe, da Espanha, defende a seleção croata desde 2012. Baiano de Itabuna, ele passou por Atlético-MG, Atlético-PR e jogou no Dínamo de Zagreb, da Croácia, durante sete temporadas. O atacante Eduardo da Silva, 31, do ucraniano Shakhtar Donetsk, que representa o selecionado croata desde 2004, também foi incluído na lista de 30 nomes. Na Copa de 2006, ele não foi chamado.
Convocado por seu próprio pai, Kranjcar jogou as três partidas da Croácia no Mundial de 2006, incluindo a derrota por 1 a 0 diante da seleção brasileira na estreia. Em amistoso no ano anterior, ele fez o gol no empate por 1 a 1 com a equipe dirigida por Parreira. Os croatas serão adversários do Brasil no jogo de abertura do Mundial, em 12 de junho, no Itaquerão.
Pelo Grupo A, ainda enfrentarão Camarões e México. O treinador Niko Kovac anunciará no próximo sábado a lista de 23 jogadores para a competição. Antes de Kranjcar, ele havia perdido outros dois atletas por causa de lesão : o volante Ivo Ilicevic, 27, do alemão Hamburgo, e o lateral esquerdo Ivan Strinic, 26, do ucraniano Dnipro.
O zagueiro Josip Simunic, 36, do Dínamo Zagreb, não participará do Mundial, pois foi suspenso pela Fifa por dez jogos após fazer um gesto de apologia ao nazismo durante comemoração pela vaga conquistada nas eliminatórias.
Já o atacante Mario Mandzukic, 28, do Bayern de Munique, não atuará contra o Brasil porque cumprirá suspensão automática por expulsão.