A rede hoteleira de Curitiba já tem 16 mil leitos comercializados para os dias de jogos da Copa do Mundo e 56% de taxa de ocupação, verificando a véspera e os dias de jogos. Os números são do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), associação que reúne as 26 principais redes hoteleiras atuantes no Brasil, com cerca de 600 hotéis em operação e 97 mil unidades habitacionais, anuncia um novo estudo que aponta as taxas de ocupação nas 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
A amostra é exclusiva e contempla as redes hoteleiras associadas ao FOHB, reunindo dados de mais de 280 hotéis e 48 mil unidades habitacionais em todas as capitais onde ocorrerão os jogos. Nesta última consulta antes do início do Mundial, a cidade do Rio de Janeiro segue na liderança do ranking, com 88% de ocupação, seguida de Natal e Recife, que empatam com 84%.
No total de vendas, já considerando todas as devoluções de bloqueios, as principais redes hoteleiras associadas ao FOHB comercializaram mais de 300 mil diárias durante o período de junho e julho, o que representa 55% das vendas para as vésperas e dias de jogos.
O estudo aponta ainda que as taxas de ocupação são maiores nas cidades com jogos mais atrativos e maior movimentação de torcedores estrangeiros. Entre os jogos que mais atraíram hóspedes estão: Japão x Colômbia, em Cuiabá, com 99% de ocupação, Brasil x México, em Fortaleza (98%), Camarões x Brasil, em Brasília (96%), EUA x Portugal, em Manaus (93%), Quartas de final em Brasília (93%), além, é claro, dos jogos das semifinais e finais, que também reúnem altas taxas de ocupação.
No que diz respeito aos números de apartamentos ainda disponíveis entre os hotéis associados ao FOHB, há vagas em todas as cidades-sede, sendo que a cidade de São Paulo reúne a maior parte dessa disponibilidade, especialmente porque abriga o maior parque hoteleiro do Brasil, com um total de aproximadamente 42 mil apartamentos, entre redes hoteleiras e hotéis independentes. Para efeito de comparação, o Rio de Janeiro – com praticamente 100% de ocupação – possui cerca de 22 mil apartamentos no total, a metade da capital paulista.
Para ampliar as taxas de ocupação na cidade de São Paulo entre junho e julho, alguns hotéis já lançaram promoções específicas e os órgãos de turismo do Estado estão preparando uma campanha com roteiros especiais para atrair o hóspede de lazer durante o Mundial. A campanha promocional deve ser lançada ainda no mês de maio.