Curitiba não está mais no “zero”. Na noite fria desta sexta-feira (20), Equador e Honduras protagonizaram uma partida movimentada na Arena da Baixada, bem diferente daquela que os curitibanos viram entre Nigéria e Irã. Costly abriu o placar para os hondurenhos, mas Enner Valencia, com dois gols, garantiu a vitória dos sul-americanos, que se mantém vivos na luta pela classificação às oitava-de-final do Mundial.
Com o resultado, o Equador assume a segunda posição no grupo E. Tem 3 pontos, como a Suíça, mas está melhor no saldo (zero, contra -2). Já Honduras segue sem pontuar, mas ainda tem chance de se classificar: precisa vencer os suíços e torcer por uma derrota dos equatorianos diante da França, líder do grupo com seis pontos. Na ultima rodada do grupo, o Equador enfrenta a França, no Rio de Janeiro, ao passo que a Suíça duela contra Honduras, em Manaus. Os dois jogos serão no dia 25.
A partida ocorreu sob os olhos do presidente da Fifa Joseph Blatter. Ele estava presente à Arena da Baixada. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tambem era aguardado, mas não apareceu.
A partida foi bastante equilibrada, com Honduras mais ofensiva. Os hondurenhos tiveram 49% de posse de bola, ao passo que o Equador somou 51%. Nas finalizações, vantagem para os caribenhos: 16 (9 no alvo, das quais uma entrou) contra apenas oito dos equatorianos (cinco no alvo, sendo que duas entraram).
No primeiro jogo que recebeu nesta Copa, Curitiba não registrou gols. Irã e Nigéria empataram em 0 a 0, na segunda-feira (16). Ao todo, 39.224 torcedores viram o triunfo do Equador na Arena. A cidade ainda terá mais duas partidas: Espanha x Austrália (no dia 23) e Rússia x Argélia (no dia 26).
Os hondurenhos, ao menos, conseguiram evitar um recorde negativo. Se ficassem até os 38 minutos do primeiro tempo sem marcar gol, bateriam a marca de equipe que ficou mais tempo sem balançar as redes. A marca pertence à Bolívia, com cinco jogos inteiros e mis 67 minutos. Como Costly abriu o placar aos 31 minutos, Honduras ficou apenas cinco jogos e 61 minutos sem gol.
Jogo
O jogo parecia que teria violência, já que a primeira falta saiu aos 6 segundos de jogo. Os dois times jogaram no 4-4-2, mas Honduras era mais incisiva. E, aos 31 minutos, Costly aproveitou uma falha de Guagua e ficou livre para finalizar à direita do goleiro Dominguez.
Contudo, o Equador empatou três minutos mais tarde. Paredes fez boa jogada pela direita chutou cruzado. A bola bateu na zaga hondurenha e parecia sair em escanteio, mas Enner Valencia acreditou na jogada, correu à pequena párea e mandou para dentro.
No fim da primeira etapa, Honduras chegou a marcar um gol, mas o árbitro Benjamim Williams anulou ao flagrar toque de mão de Bengtson.
Na etapa final, Honduras chegou a ter outro gol anulado, com o mesmo Bengtson. Mais bem postado em campo, o Equador virou o jogo aos 20 minutos. Walter Ayoví cobrou falta para a área e Enner Valencia, na risca da pequena área, cabeceou à esquerda do goleiro Valladares.
Honduras pressionou até o fim, em busca do empate. Mas foi o Equador quem marcou. Antonio Valencia aproveitou falha de Garcia e cruzou para Enner Valencia completar. Contudo o árbitro viu toque de mão de Antonio na jogada e anulou.
Lances do jogo
Primeiro tempo
1 -Falta para a área de Honduras, Caicedo cabeceia e Valladares pega
6 – Boniek Garcia mata no peito e chuta a gol. Dominguez pega
8 -Noboa cobra a falta e acerta a barreira. Na sobra, Walter Ayovi chuta para fora
13 – Boniek Garcia cruza e Costly sofre carga de Paredes na área. O árbitro manda o jogo seguir
15 – Costly chuta de longe. A bola sai à direita do gol
19 – Enner Vaneica recebe lançamento de Erazo, fica na cara de Valladares e finaliza torto, por cima do gol
27 – Após escanteio, Bernardez cabeceia com perigo. A bola sai à esquerda
31 – Gol de Honduras. A defesa lança a bola para a frente. Guagua falha e Costly domina a bola e bate à direita do goleiro
34 – Gol do Equador. Paredes faz a jogada pela direita e bate torto. Enner Valencia surge na pequena área e finaliza para dentro
42 – Ayoví bate escanteio, Noboa desvia no primeiro pau e Caicedo, na segunda trave, erra o cabeceio
45 – Após o escanteio, Bengtson erra o cabeceio de frente oara o gol e perde boa chance
46 – Após cruzamento, Costly cabeceia e a bola bate no travessão. Bengtson, impedido, desvia a bola com a mão e marca. O árbitro anula o gol
Segundo tempo
6 – Noboa arrisca de longe e manda a esquerda do gol
1 – Beckles recebe de Espinoza e bate no ângulo. Dominguez voa e pega
14 – Bengtson recebe, gira e chuta, Dominguez defende no cantinho esquerdo
15 – Após escanteio, Claros fica com a sobra e bate forte, mas para fora
16 – Paredes cruz e Erazo cabeceia com perigo, mas por cima do gol
17 – Outro gol anulado de Honduras, Bengtson estava impedido quando recebeu a bola e rolou para Costly marcar
20 – Gol do Equador. Ayoví cobra falta lateral para a pequena área. Enner Valencia cabeceia para baixo e marca
29- Figueroa cobra a falta e manda longe do gol
33 – Costly faz o pivô e serve Espinoza, que arremata por cima do gol
40 – Enner Valencia cobra falta frontal e Valladares defende em dois tempos
41 – Figueroa arremata com perigo, mas por cima do gol
47 – Enner Valencia marca para o Equador, mas o árbitro anula, ao marcar falta na origem da jogada, com Antonio Valencia