As delegações da Nigéria e do Irã desembarcaram na tarde deste sábado (14) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais – região retropolitana de Curitiba. As duas seleções fazem sua estreia na Copa do Mundo 2014, na próxima segunda-feira (16), às 16 horas, na Arena da Baixada, em jogo válido pelo Grupo F.
A primeira delegação a desembarcar foi a africana, vinda de Campinas (SP), cidade onde está sediada. O voo chegou às 13h20 e os jogadores e comissão técnica desceram da aeronave e entraram direto em um ônibus que os aguardava ainda na pista de pouso.
Acompanhar a movimentação dos visitantes nigerianos era possível apenas pela janela do último andar do prédio do aeroporto e, por isso, jornalistas e alguns curiosos dividiram o espaço para tentar enxergar a chegada da delegação. No local e também na sala de desembarque não havia pessoas com bandeiras ou adereços para recepcionar os jogadores. Entre os curiosos estava Alexandre Lourenço Bispo e sua mãe, a aposentada Maria do Carmo Bispo, que moram em Joinville (SC).
Alexandre trabalha como vendedor e estava no aeroporto porque trouxe a esposa para embarcar para Belo Horizonte (MG). Aproveitei para acompanhar o desembarque da seleção da Nigéria. É uma coisa que não é muito comum, diferente do que estamos acostumados a ver no aeroporto, disse. O jovem gosta de futebol e afirma estar acompanhando os jogos da Copa. Sobre a estreia da Nigéria diante do Irã, ele aposta em vitória africana: 1 a 0.
Irã — O avião com a delegação iraniana aterrissou na pista do aeroporto de São José dos Pinhais às 17h55, também vindo do estado de São Paulo. O procedimento de desembarque foi o mesmo adotado pela seleção da Nigéria e, portanto, os iranianos também não passaram pelo saguão de desembarque.
Os ônibus das duas seleções seguiram diretamente do aeroporto para seus respectivos hotéis.