Seleção da Espanha vence a Bolívia por 2 a 0

Lesionado, Diego Costa vê concorrente dar vitória à Espanha em amistoso

Folhapress

Desfalcada do atacante Diego Costa, a seleção espanhola venceu a Bolívia por 2 a 0 nesta sexta-feira (30), em Sevilla, em seu último amistoso antes do anúncio da lista final com os 23 convocados para a disputa da Copa do Mundo.

Ainda dúvida na relação do técnico Vicente del Bosque, o jogador brasileiro naturalizado espanhol ainda viu um dos seus concorrentes na posição, Fernando Torres, decretar a vitória da atual campeã mundial, em cobrança de pênalti no início do segundo tempo.

O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, afirmou que a definição sobre a participação de Diego Costa acontecerá neste sábado. O treinador, no entanto, tem até o dia 2 de junho para anunciar sua lista de 23 jogadores que virão ao Mundial. Além do centroavante, o meia Jesús Navas também preocupa a comissão técnica espanhola. Ele apresenta há várias semanas um problema no tornozelo.

Agora, antes de vir ao Brasil, a Espanha ainda fará mais um amistoso. Contra El Salvador, no próximo dia 7, em Washington, no Estados Unidos. A estreia no Mundial será no dia 13 de junho, contra a Holanda, em Salvador. Com o meio de campo bastante modificado, a seleção da Espanha teve dificuldades de impor o seu tiki-taka (modelo de jogo caracterizado por passes curtos e movimentação) desde o início do jogo.

Mesmo com uma posse de bola muito maior que os bolivianos, 70% em média, segundo o site da ESPN Internacional, os donos da casa criaram poucas chances antes do intervalo. Na melhor delas, aos 29min, quando Mata, após troca de passes, ajeitou a bola para Azpilicueta, que bateu colocado da entrada da área e mandou a bola na rede pelo lado de fora.

A entrada de Iniesta no lugar de Mata no segundo tempo melhorou a criação no meio de campo espanhol e as chances no ataque começaram a ser criadas com mais frequência. E o gol veio rapidamente. Aos 5min, Javi Martínez, em disputa de bola aérea, foi puxado dentro da área e o árbitro marcou a penalidade. O atacante Torres chutou no meio do gol e abriu o placar da vitória. Depois, já aos 38min, Iniesta carregou a bola na intermediária e bateu colocado e viu a bola bater na trave antes de entrar. O goleiro Quiñónez, porém, falhou no lance ao fazer golpe de vista e aceitar o segundo gol espanhol.