Líder no extra-campo, Curitiba tenta hoje deixar a “lanterna” no futebol

Equador e Honduras jogam hoje na Arena. Cidade tenta seguir como a sede melhor organizada, mas até agora é a única que não viu gol na Copa

Redação Bem Paraná

Equador e Honduras jogam hoje às 19 horas na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 2ª rodada da Copa do Mundo de 2014. A capital paranaense luta para se manter como a melhor sede da competição. Pelo menos, foi o que apontaram a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL), citando a cidade como a melhor operação na primeira rodada.

No jogo Irã e Nigéria, na segunda-feira, Curitiba mostrou eficiência em segurança, transporte, serviços de saúde, estrtura para torcedores e para profissionais. No estádio, 98,5% dos lugares foram ocupados (39.081 pessoas).
Em campo, porém, os dois times decepcionaram e registraram o primeiro 0x0 da Copa. Para piorar, a Espanha foi eliminada da competição na quarta-feira. Justamente a Espanha, que seria a principal atração da Arena da Baixada na Copa 2014 – enfrentará a Austrália na próxima segunda-feira. Agora, a partida será um amistoso de luxo, já que os australianos também não têm mais chances de classificação.

Equatorianos e hondurenhos terão que enfrentar hoje o frio de Curitiba. A previsão para as 19 horas é de 10 graus.
O estádio receberá também algumas celebridades. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, escolheu essa partida para estar em Curitiba. Ele decidiu acompanhar pelo menos um jogo em cada uma das 12 cidades-sede. No entanto, tem evitado aparecer, por causa das vaias. O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, também planeja estar na Baixada hoje.
A previsão é de estádio lotado – no site da Fifa não há mais ingressos para esse jogo – e de maioria equatoriana. Foram vendidos 12% das cadeiras dessa partida para equatorianos. Os hondurenhos compraram apenas 1%. Os brasileiros serão 64%. Os curitibanos serão 43% do estádio.