Maior campeão, Brasil desafia Alemanha “pronta para a taça”

Até hoje, foram três duelos por competições oficiais, todos com vitória brasileira

Redação Bem Paraná

São cinco títulos mundiais e a força da torcida do lado do Brasil. Do lado da Alemanha, a aposta é na experiência de toda uma geração que há anos se prepara para chegar ao topo do mundo. Primeiro duelo definido das semi-finais, Brasil e Alemanha prometem um duelo de muita pegada na próxima terça-feira (8), às 17h, no Mineirão.

Na Seleção Brasileira, apenas cinco jogadores já participaram de Copa do Mundo. São eles: Júlio César, Thiago Silva, Maicon, Daniel Alves e Ramires. No time titular, dois dos principais jogadores (Neymar e Oscar) possuem apenas 22 anos. São eles os responsáveis por criar os lances de gol da Canarinho.

Já na Alemanha, uma geração bastante experiente, que há tempos está sedenta por títulos – são quatro vezes seguidas chegando até, pelo menos, as semi-finais, um recorde. Embora, assim como o Brasil, o time de Joachim Low tenha jovens jogadores, como Götze (21 anos), a maior parte dos atletas já possui experiência em Copas do Mundo. O atacante Miroslav Klose, por exemplo, joga sua quarta Copa consecutiva. Em 2002, quando o Brasil foi pentacampeão sob o comando de Felipão, o atacante foi titular do time europeu – deixou o campo aos 30 minutos do segundo tempo. Além disso, nomes como Schweinsteiger, Lahm e Podolski irão jogar sua terceira semi-final de Copa do Mundo.

Para superar a experiência que a Alemanha levará para dentro do campo, o Brasil aposta na maturidade fora dele. O técnico, Felipão, como já citado, comandou a Seleção no título de 2002, quando o Brasil superou a Alemanha por 2 a 0, dois gols de Ronaldo. Já como coordenador técnico, mais um campeão: Carlos Alberto Parreira, o técnico do tetracampeonato em 1994 – vitória nos pênaltis contra a Itália.

Histórico

Este será o segundo duelo entre Brasil e Alemanha por uma Copa do Mundo. Até aqui, a única partida foi a final de 2002 – como já citado, vitória brasileira por 2 a 0. Além disso, há outras duas partidas por competições oficiais, ambas pela Copa das Confederações e mque terminaram com vitória brasileira: 4 a 0 em 1999, no México, e 3 a 2 em 2005, com os alemães jogando em casa.

Já o último duelo entre as equipes foi em agosto de 2011, um amistoso. Os alemães venceram por 3 a 2 (veja os lances acima e confira a ficha técnica abaixo).

FICHA TÉCNICA 
ALEMANHA 3 x 2 BRASIL
 

Local: Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart (Alemanha) 
Data: 10 de agosto de 2011, quarta-feira 
Horário: 15h45 (de Brasília) 
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria) 
Cartões amarelos: Paulo Henrique Ganso (Brasil) 
Gols: 
ALEMANHA: Schweinsteiger, aos 16; Gotze, aos 21;  Schurrle, aos 36 minutos do segundo tempo.
BRASIL: Robinho, aos 25; Neymar, aos 47 minutos do primeiro tempo. 

ALEMANHA: Neuer; Träsch, Hummels (Boateng), Badstuber e Lahm; Schweinsteiger (Rolfe), Kroos, Götze (Cacau) e Müller, Podolski (Schurrle) e Mario Gómez (Klose) 
Técnico: Joachim Low 

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos (Luiz Gustavo); Ralf, Ramires e Fernandinho (Paulo Henrique Ganso); Robinho (Renato Augusto), Pato (Fred) e Neymar. 
Técnico: Mano Menezes.