EDUARDO OHATA SÃO PAULO, SP – Para 77,7% dos torcedores brasileiros, a seleção brasileira chegará ao hexacampeonato na Copa-14, aponta levantamento da Stochos Sports & Entertainment. O brasileiro está mais otimista, em relação a março do ano passado, quando 66,6% disseram acreditar que o Brasil levantaria a taça no Mundial brasileiro.

Um dos fatores para o aumento do otimismo dos brasileiros foi a conquista da Copa das Confederações pelo time dirigido por Luiz Felipe Scolari. “A conquista da Copa das Confederações fez com que o brasileiro acreditasse ainda mais no hexa”, explicou César Gualdani, sócio-diretor da Stochos. “Outro fator muito importante é a Copa ser disputada no Brasil, o que faz o torcedor abraçar ainda mais a seleção.”

A Alemanha é a segunda seleção mais cotada pelos brasileiros, segundo o levantamento, com 6,4%. No ano passado, 3,4% dos entrevistados acreditavam na vitória alemã.

A Espanha, uma das favoritas, aparece apenas na terceira colocação, com 4,4%. A Espanha apareceu mais vezes como a eventual finalista com o Brasil, com 18.5% apostando nessa decisão. A Alemanha aparece em segundo, com 16,6%. “A Espanha sendo uma das potências no futebol e atual campeã mundial faz com que o brasileiro imagine a final entre a nossa seleção e a Fúria.”

As mulheres confiam mais no hexa do Brasil do que os homens. Os números mostram que 82,9% delas creem na vitória da seleção na Copa, enquanto só 75,4% dos homens acreditam no cenário. A pesquisa da Stochos foi realizada em todos os Estados do Brasil e o Distrito Federal com 8.248 entrevistas, entre 15 de março e 30 de abril de 2014. A margem de erro é de 1,1% para mais ou para menos para o universo pesquisado, com intervalo de confiança de 95%.