Cerca de 80 pessoas participam de uma manifestação contra a Fifa no centro de Belo Horizonte, cidade onde será realizada neste sábado (21) a partida entre Brasil e Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo, às 13h. Os manifestantes estão reunidos na praça Sete, longe do estádio do Mineirão, onde ocorrerá o jogo, que fica no bairro da Pampulha. Até o fim da manhã, o protesto seguia pacífico.
O número de manifestantes contrasta com a quantidade expressiva de policiais nas ruas da capital mineira na manhã deste sábado. A Polícia Militar afirmou que por motivos estratégicos não informa quantos homens fazem o policiamento ostensivo na cidade.
Na terça-feira (24), uma força-tarefa formada por grupos de juristas e ativistas obteve uma liminar (decisão provisória) proibindo que a PM cercasse os manifestantes, como aconteceu nos atos dos dias 14 e 17 de junho. O argumento usado foi o de que o cerco policial fere o direito constitucional de ir e vir e de manifestação popular. A decisão, porém, foi derrubada pela Justiça de Minas dois dias depois. Mesmo antes, a PM já havia declarado que não cumpriria a liminar. Segundo a assessoria da PM, a estratégia para este sábado, caso haja conflitos, será novamente a de cercar os manifestantes e revistar os participantes do protesto.