Um plano de ação foi elaborado para garantir a assistência a torcedores, visitantes e moradores de Curitiba durante a Copa do Mundo 2014. Foram três anos de planejamento e que incluem a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dos serviços de emergência, que passou de 1.200 para 1.600 no Estado.

Dois postos médicos serão montados na cidade – um em frente à Arena da Baixada, onde serão realizados quatro jogos, e outro na Pedreira Paulo Leminski, que vai sediar a Fan Fest e deve receber um público de até 15 mil pessoas nos dias de jogos do Brasil e das partidas que serão realizadas na cidade. A Copa começa no dia 12 de junho e segue até 13 de julho. 

O posto médico em frente ao estádio vai funcionar apenas nos dias de jogo. Oito profissionais, três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e três ambulâncias do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) estarão disponíveis no posto.

Já o posto da Pedreira Paulo Leminski terá uma equipe composta entre seis e oito profissionais e que será reforçada nos dias em que for estimado um público maior. O local ainda terá um heliponto caso seja necessário fazer transporte aéreo, conforme informou o governo estadual.

A expectativa é de que cerca de quatro mil pessoas circulem pela Pedreira nos dias sem jogos em Curitiba ou da seleção brasileira. Telão para transmissão dos jogos e mais de 70 atrações culturais locais, além de quatro shows nacionais, estão na programação da Fan Fest, evento oficial da Fifa que vai ocorrer em todas as cidades-sede.