Alemanha e Portugal fazem, logo em suas estreias na Copa-2014, o jogo mais esperado do Grupo G. A partida acontece nesta segunda-feira (16), às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Atual vice-líder do ranking da Fifa, a Alemanha chegou ao Mundial na condição de favorita ao título, ao lado de Brasil, Argentina e Espanha. Nas eliminatórias europeias, garantiu vaga direta como líder do seu grupo, oito pontos à frente da Suécia -que acabou ficando fora do Mundial, eliminada justamente por Portugal na repescagem.
O time comandado por Joachim Löw está hospedado em um CT construído pela federação alemã em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, a 755 km de Salvador. Assim, as altas temperaturas da capital -a máxima prevista para o horário do jogo é de 28º C, com umidade do ar acima de 80%- não devem ser problema para os alemães. Foi uma escolha consciente chegar uns dias antes para nos preparar e conversar, mas temos que vivenciar isso chegando aqui. Os jogadores levam alguns dias para se acostumar ao clima, ao fuso, às condições, à alta umidade, é muito quente. Vamos começar o jogo na hora do almoço e isso terá efeito, afirmou Löw.
O que atrapalha os alemães são os problemas físicos. Titular, o atacante Reus foi cortado por lesão e deve ser substituído pelo veterano Klose, que está a um gol de igualar Ronaldo como maior artilheiro das Copas. Os volantes Khedira e Schweinsteiger também preocupam -este último chegou a passar por exames no sábado (14), após sofrer uma pancada no pé esquerdo durante treino. Do lado de Portugal, o maior mistério é a condição física do astro Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo vem treinando com uma proteção no joelho esquerdo -uma contusão já atrapalhou o rendimento do camisa 7 do Real Madrid na final da Liga dos Campeões da Europa, com vitória de 4 a 1 sobre o Atlético de Madri. O retrospecto ruim diante dos alemães também incomoda os portugueses -os alemães venceram os confrontos do Mundial-2006 e das Eurocopas de 2008 e 2012. Os jogos anteriores ficaram no passado. Chegou a hora de mudar isso. Temos certeza de que podemos, sim, vencer. Estamos confiantes, disse o goleiro Eduardo.
ALEMANHA Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm (Khedira), Schweinsteiger (Kroos), Müller e Özil; Podolski (Schürrle) e Klose. T.: Joachim Löw.
PORTUGAL Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meirelles e João Moutinho; Nani, Hugo Almeida (Postiga) e Cristiano Ronaldo.
T.: Paulo Bento Estádio: Fonte Nova, em Salvador Horário: 13h Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)