Dois mil taxistas estão sendo capacitados pela Prefeitura de Curitiba para repassar informações turísticas de qualidade sobre a cidade, durante a Copa do Mundo FIFA 2014. O projeto Taxista Amigo do Turista foi lançado neste domingo (1) pela manhã, no Salão de Atos do Parque Barigui, com a presença da vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, e representantes dos taxistas; da Associação das Centrais de Rádio-Taxi de Curitiba; do presidente da URBS, Roberto Gregório, e da patrocinadora Coca Cola, que financiou a confecção de todo o material didático.
O projeto foi criado para ajudar o taxista que exerce função essencial nos centros urbanos. A cartilha oferece noções de como receber bem e com satisfação; servir com excelência conhecendo a etiqueta social e profissional; normas de relacionamento do Brasil e de outros países e dicas sobre cuidados com a higiene, saúde e apresentação pessoal.
Os taxistas são agentes da sociedade. São profissionais que estão em contato com a população e também com os turistas que estão para vir a nossa cidade. Com este programa queremos ajudá-los a estar preparados para passar todas as informações e uma boa imagem da cidade, disse a vice-prefeita Mirian Gonçalves. Serão distribuídos para cada motorista três fascículos contendo noções básicas sobre relacionamento e atendimento ao turista e um CD com as mesmas informações, condensadas em uma hora de áudio, com os aspectos turísticos do município e características do público da Copa 2014.
São conteúdos que os taxistas já conhecem na prática, mas que foram sistematizados em material didático. O objetivo é contribuir para a qualificação do taxista e melhorar os serviços prestados ao setor de turismo, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do município. Este programa aproxima mais o taxista do município e do turista, dando a qualificação necessária para que o turista seja bem atendido, com informações, com cortesia, no sentido de passar uma boa imagem da cidade, disse Julcimar Zambon, presidente das Associação das Centrais de Rádio-Taxis
Um dos pontos mais importantes diz respeito à ética como manter a discrição sobre a vida privada e pública das pessoas; manter os relacionamentos dentro da esfera profissional; rejeitar quaisquer vantagens ilícitas; fornecer informações precisas e verídicas; cumprir acordos pré-estabelecidos; respeitar os hábitos e costumes de outras culturas; respeitar o turista cobrando o justo e o estabelecido no taxímetro e fazer o trajeto correto e mais adequado, sem levar vantagem.
Taxista há onze anos, Eduardo Fernandes diz que o programa colabora para resgatar a importância da profissão para a cidade. A capacitação é muito importante. A gente tem o conhecimento da cidade, mas, em algumas situações, podemos não ter a informação. Então, dar a informação correta é fundamental, porque nós somos a porta de entrada para o turista na cidade, declarou.
Cada taxista vai receber três apostilas impressas em uma linguagem direta em texto curto e positivo, com exemplos de aplicação de práticas que tragam boas experiências a um público cada vez mais exigente, que espera vivenciar o que nossa cidade oferece e, ao mesmo tempo, levar boas referências que estimulem a vinda de mais turistas.
A cultura da hospitalidade é um dos itens apresentados de maneira enfática, levando em conta que cada país tem sua cultura e aquilo que é costume no Brasil pode ser considerado insulto por outros povos de hábitos diferentes. Sinalizar com o dedo polegar – gesto que simboliza no Brasil tudo bem, não tem significado para o estrangeiro. O símbolo, considerado em algumas culturas como ok, pode ser considerado obsceno para o brasileiro.
Outra dica é o espaço físico. Em algumas culturas não existe contato físico como o abraço e o aperto de mão, tão comum entre os brasileiros. Por isso, é bom respeitar esse espaço do turista sem abraços ou tapinhas nas costas. Se durante uma conversa, o turista der um passo atrás, pode ter certeza: seu espaço está sendo invadido. Para alguns povos, não estabelecer contato visual durante o diálogo pode ser considerado insulto, falta de sinceridade ou de interesse. Por isso, o contato visual deve ser breve para que não seja confundido com intimidação ou grosseria.
Um dos itens traz em três idiomas (inglês, espanhol e francês), frases como bom dia, boa tarde e boa noite; obrigado; por favor; me desculpe; não falo seu idioma; o senhor tem um cartão?; qual seu hotel?; onde deseja ir?; só um momento – o senhor irá falar com a central. Os capítulos sobre aspectos turísticos do município trazem informações históricas e curiosidades sobre Curitiba, como origem do nome; o sotaque carregado e quase silábico e professoral (leite quente prá não ficar doente); a limpeza das ruas (curitibano carrega papel de bala no bolso para não jogar no chão).
Sobre a cidade há informações do processo de imigração, número de áreas verdes existentes, a Arena da Baixada, a Fan Fest, pedreira Paulo Leminski, calçamento pé de moleque e pontos turísticos como Rua das Flores, teatro Paiol, Jardim Botânico, Ópera de Arame, teatro Guaíra, Passeio Público, Museu Oscar Niemayer, Bosque do Papa, Universidade Livre do Meio Ambiente, Opera de Arame, entre tantos outros.
Todos os taxistas que fazem parte do projeto Taxista Amigo do Turista e com o carro adesivado terão acesso às áreas restritas mais próximas da Arena da Baixada e da Fan Fest.
Exposição
O trabalho dos servidores da Prefeitura, na divulgação da cidade durante a Copa do Mundo, ganhou destaque, neste domingo, durante o lançamento do Programa Taxista Amigo do Turista. A Secretaria do Trabalho e Emprego montou uma tenda ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui para destacar as diversas ações do Município, voltadas para o evento. O ponto alto é a exposição fotográfica, de autoria do fotógrafo Jáder Rocha, que registra o trabalho de servidores e colaboradores para a organização da Copa do Mundo. A tenda fica aberta para o público até as 17h deste domingo.