JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA – A intenção de realizar um Carnaval fora de época no período da Copa em Salvador foi sepultada. O principal motivo para a desistência, alega a prefeitura, foi a falta de patrocínio para bancar os custos da festa.
O secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, afirma que as companhias que patrocinam a Fifa não se dispuseram a investir em um novo evento na Copa para além das fan fests. Já as outras empresas, diz o secretário, temeram um possível embate jurídico com a entidade máxima do futebol. Expressões como “Copa do Mundo” e “Copa-2014” foram patenteadas no Brasil pela Fifa até o final deste ano.
“Tínhamos algumas empresas, sobretudo cervejarias, que estavam loucas para investir neste Carnaval. Mas recuaram com medo de uma disputa judicial com a Fifa”, afirmou.
Outra opção seria a realização de um “Carnaval privado” numa das avenidas da capital baiana, cercada por grades e restrita aos foliões que pagam pelos abadás -camisas que servem como ingresso para a festa. A proposta foi feita por blocos de trio, mas acabou sendo rechaçada pela prefeitura. “Além de ser um separatismo absoluto, seria apoiar um modelo de megatrios e de cordas que entendemos que está em declínio”, afirma Bellintani.
FAN FEST
Além de não conseguir viabilizar o Carnaval da Copa, a prefeitura confirmou somente na quinta-feira (29) a realização da Fan Fest na capital baiana. Um dos principais motivos do atraso foi uma ação do Ministério Público da Bahia, acatada pela Justiça, que proibiu o investimento da prefeitura na contratação de atrações e montagem do palco, por considerar que a festa da Fifa não atende ao interesse público.
A prefeitura, contudo, afirma que mesmo antes da decisão da Justiça havia decidido fazer a fan fest com o mínimo de recursos públicos possível. Depois de negociar com Fifa, optou por uma festa modesta se comparada a outras sedes da Copa. Atrações como Carlinhos Brown, Ju Moraes, Olodum e Ilê Ayê vão se apresentar de graça. O palco e o telão serão bancados pela própria Fifa.
A prefeitura vai arcar com gastos de limpeza, iluminação e instalação de banheiros químicos. A fan fest será realizada em dias de jogos do Brasil e nos dias dos seis jogos que vão acontecer na capital baiana, além das semifinais e final.