Festa nas arquibancadas e fraco futebol em campo. O jogo Irã e Nigéria, ontem à tarde, terminou com o placar de 0 a 0. Foi o primeiro jogo sem gols da Copa do Mundo de 2014. E foi o primeiro jogo da competição na Arena da Baixada, em Curitiba.

A partida ruim tecnicamente não atrapalhou o humor do público, que fez a festa nas arquibancadas. O público lotou o estádio, com 98,5% de ocupação. Foram 39.081 pessoas para a capacidade oficial de 39.631. Os dados são da Fifa.
E o público se comportou de forma fantástica. Antes do jogo, olas se formaram nas arquibancadas. As equipes foram saudadas com aplausos empolgadas já no aquecimento. Tudo era motivo de festa.
A cor predominante no estádio era o amarelo da seleção brasileira. Mas muitos atleticanos, coxas e paranistas estavam presentes.
Em certos momentos, torcedores do Atlético puxaram o grito Furacão, eh, oh, mas outra parte do estádio vaiou e interrompetu o canto. Além de bandeiras do Brasil e dos três clubes da capital, torcedores levaram à Arena bandeiras de Irã, Nigéria, Peru, Honduras, Canadá, Alemanha e Líbano.
O bom humor imperou a maior parte do tempo no estádio. Os hinos aplaudidos. No intervalo, muitos vaiaram o jogo, por estar 0 a 0. O mesmo ocorreu após o apito final. Mas quando os jogadores se dirigiram em direção à torcida, aplaudindo em gesto de agradecimento, boa parte do estádio retribuiu positivamente.
O que mais se ouviu no estádio foi o canto: Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor. No fim do jogo, um pequeno grupo tentou puxar o coro Ei, Dilma, vai tomar…., mas não conseguiu muito apoio.
Curitiba ainda receberá mais três jogos: Equador x Honduras (sexta-feira às 19 horas), Espanha x Austrália (segunda-feira às 13 horas) e Rússia x Argélia em 26 de junho (17 horas).
Após o jogo, o técnico do Irã, o português Carlos Queiróz, elogiou seu time. Não temos as mesmas condições financeiras, e nem de estrutura. E meus jogadores estão celebrando o trabalho de atitude.

Curitiba
Irã:0
Alireza Haghighi; Hosseini, Montazeri, Sadeqi e Heydari (Masoud); Pooladi, Timotian, Hajsafi, Nekounam e Dejagah (Alireza); Ghoochannejhad. Técnico: Carlos Queiróz.

Nigéria:0
Enyeama; Ambrose, Oboabona (Yobo), Omeruo e Oshaniwa; Onazi, Obi Mikel, Musa, Moses (Ameobi) e Azeez (Odemwingie); Emenike. Técnico: Stephen Keshi.

Cartão amarelo: Timotian (Irã).
Árbitro: Carlos Vera (Fifa/Equador).
Público: 39.081 pessoas.
Local: Arena da Baixada, ontem