“Não teremos outra oportunidade como esta”, diz técnico da Inglaterra

Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Garantida entre as oito melhores seleções da Copa do Mundo, a Inglaterra se empolga com a possibilidade de voltar a ser campeã após 52 anos. Dois dias antes de enfrentar a Suécia, nesta quinta-feira (5) o técnico Gareth Southgate mostrou-se bastante confiante nas chances de sua seleção.

“Nosso time estará melhor em dois anos, com mais experiência de vida, mas talvez as coisas não aconteçam tão bem. Não teremos outra oportunidade como essa”, avisa, em entrevista para a rede britânica ITV.

As chances inglesas são mesmo boas. Se passar da Suécia, pega Croácia ou Rússia na semifinal, adversários que não estão entre as maiores forças do futebol mundial. A própria Inglaterra tem jogado melhor do que nas últimas Copas, o que deixa Southgate satisfeito, mas com um pé atrás. “É perigoso eu começar a elogiar, mas estou orgulhoso pela maneira que estamos jogando”, diz.

A classificação às quartas de final aconteceu de forma dramática, nos pênaltis contra a Colômbia. Após a vitória, surgiu nas redes sociais dezenas de vídeos de comemorações enlouquecidas, torcedores chorando e quase sempre cantando que “o futebol está voltando para casa” –referência ao início do esporte, que é de autoria dos ingleses. O otimismo agrada Southgate.

“É um privilégio mandar os jogadores treinarem felizes e fazer a diferença na vida das pessoas. O futebol cria uma conexão no país inteiro e fico encantado por estarmos empolgando as pessoas; queremos continuar assim”, diz o treinador inglês, que comanda seu time a partir das 11h (de Brasília) deste sábado (7).