SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Canarinho Pistola é um sucesso da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. A cara de mau e o carisma nas aparições viraram o símbolo da equipe de Tite em busca do hexa. Rival do Brasil nesta sexta-feira por um lugar nas semifinais, a Bélgica também tem uma nova mascote. Seu perfil, no entanto, é bem diferente, assim como sua importância. Já apelidado pelos brasileiros de cramunhão, o diabinho vermelho tem sorriso no rosto e esbanja fofura. E mais: sequer foi para a Copa.
Embora seja um diabo, em alusão ao apelido de diabos vermelhos do time, Red, nome oficial da mascote, se destaca pelo estilo paz e amor, animando a criançada e fazendo coreografias leves em vídeos de divulgação e eventos públicos.
A mascote, inclusive, é uma novidade da federação belga. Foi lançada no início deste ano para substituir o lendário Diabolix, um leãozinho que acompanhava a seleção local desde a Copa do Mundo de 1986.
Na apresentação oficial, feita em uma praça de Bruxelas, capital da Bélgica, Red nasce de um ovo gigante em uma apresentação com dançarinos muito mais na linha fofa do que na expressão enfezada que popularizou o Canarinho Pistola.
Para escolher seu novo símbolo, a federação lançou um concurso em seu site oficial. A divulgação contou com um vídeo em que os jogadores da seleção desenhavam opções para novas mascotes.
Numa brincadeira, o escolhido foi o do atacante Romelu Lukaku. Seu personagem, no entanto, estava tão estranho que o julgador (da campanha) sugere que o atacante, destro, use a mão esquerda. O personagem do desenho é produzido e o resultado na prática é desastroso. Assim, a federação convocou o público a enviar sugestões de mascote, chegando mais tarde à atual versão.
Embora o nome oficial da mascote belga seja Red, os internautas brasileiros criaram um apelido para ela. Nas redes sociais brasileiras, o personagem ficou conhecido como cramunhãozinho, expressão que se espalhou assim que a Bélgica foi confirmada como adversária do Brasil nas quartas de final.
Diferentemente do Canarinho Pistola, Red não acompanhou a seleção belga na Rússia. Ele se despediu dos jogadores no aeroporto e sua participação se limita a vídeos carismáticos no Twitter criados pela seguradora ING, patrocinadora da equipe. A cada gol da Bélgica, uma dancinha estilosa surge nas redes sociais.
O duelo entre o time do Canarinho e o do cramunhão acontece nesta sexta-feira (6), em Kazan, a partir das 15h (de Brasília).