A seleção brasileira perdeu por 1 a 0 para a Colômbia, nessa quarta-feira (dia 17) à noite, em Santiago, no Chile, pela segunda rodada da Copa América 2015.

Com o resultado, três times estão com três pontos no Grupo C: Venezuela (saldo 1), Brasil (saldo 0) e Colômbia (saldo 0). O Peru não somou pontos. Nessa quinta-feira, Peru e Venezuela fecham a segunda rodada do Grupo C.

A Copa América tem 12 seleções distribuídas em três grupos. Classificam-se para a próxima fase os dois melhores de cada grupo. Os dois melhores terceiros colocados também garantem vaga nas quartas de final.

A última rodada da primeira fase será no domingo. O Brasil enfrenta a Venezuela às 18h30. A Colômbia pega o Peru às 16 horas.

Na partida, Neymar levou o segundo cartão amarelo na competição e está suspenso para o último jogo da primeira fase, contra a Venezuela.

Depois do jogo, Neymar também foi expulso, junto com Bacca, da Colômbia. Com isso, Neymar pode pegar uma suspensão de até três jogos. Ele ainda será julgado pela confusão ocorrida logo após o apito final.

A derrota dessa quarta-feira interrompeu uma sequência de 11 vitórias da seleção – todas com o técnico Dunga.

A seleção jogou mal defensivamente e ofensivamente na partida com a Colômbia. Neymar errou em excesso e pouco criou. Os demais tiveram atuações apagadas.

O técnico Dunga começou com duas mudanças: tirou David Luiz e Diego Tardelli para as entradas de Thiago Silva e Roberto Firmino. A seleção começou no esquema tático 4-4-1-1. A linha de quator meias tinha Fred e Willian pelos lados do campo, e Fernando e Elias centralizados. Neymar jogava um pouco atrás de Firmino.

A Colômbia veio no 4-4-2, com os quatro do meio-campo em linha (James Rodriguez e Cuadrado pelos lados do campo). E o time colombiano dominou o primeiro tempo, jogando com uma garra e força física fora do comum. O Brasil parecia atordoado com a velocidade e a disposição do adversário.

O gol colombiano saiu aos 36 minutos. Falta pela direita. Cuadrado cruzou. A defesa falhou e Murillo ficou livre para chutar no canto.

O primeiro tempo teve 59% de posse de bola para o Brasil, que finalizou 4 vezes (2 certas) e acertou 1 cruzamento (e errou 2). O time não teve nenhum escanteio. Já a Colômbia somou 3 escanteios, 7 finalizações (1 certa) e 13 cruzamentos (3 certos).

No intervalo, Dunga tirou Fred e colocou Philippe Coutinho. O Brasil reagiu e criou chances. Aos 12 minutos, o goleiro Ospina saiu jogando errado e Elias roubou. A bola sobrou para Roberto Firmino, com o gol vazio. E ele conseguiu chutar sobre o gol.

Depois disso, a Colômbia parece ter sentido o desgaste físico da correria do primeiro tempo. E recuou, cedendo espaços para o Brasil, que tomou conta do jogo, mas não conseguiu criar boas jogadas ofensivas.

Aos 23 minutos, Dunga trocou um meia-atacante por outro: Willian por Douglas Costa. Aos 30, saiu o volante Elias e entrou o atacante Diego Tardelli.

No total dos 90 minutos, o Brasil somou 59% de posse de bola, 9 finalizações (2 certas), 11 cruzamentos (2 certas) e 4 escanteios. A Colômbia teve 12 finalizações (1 certa), 16 cruzamentos (3 certos) e 5 escanteios.

BRASIL 0 x 1 COLÔMBIA
Brasil: Jefferson; Dani Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias (Diego Tardelli), Fred (Philippe Coutinho) e Willian (Douglas Costa); Neymar e Roberto Firmino. Técnico: Dunga
Colômbia: Ospina; Armero, Murillo, Zapata e Zúñiga; Edwin Valencia (Mejia), C.Sánchez, James Rodriguez e Cuadrado; Teo Gutierrez (Bacca) e Falcão (Ibarbo). Técnico: José Pekerman
Gol: Murillo (36-1º)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Cartões amarelos: Fernandinho, Firmino e Neymar (B). Teo Gutierrez (C).
Local: Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, Chile