MARCEL RIZZO E SÉRGIO RANGEL, ENVIADOS ESPECIAIS SANTIAGO, CHILE (FOLHAPRESS) – O atacante Neymar perdeu as semifinais da Copa do Mundo de 2014 por causa de uma entrada que recebeu do colombiano Zuñiga, nas quartas, em julho do ano passado. Dunga, atual técnico da seleção brasileira, naquele jogo do Castelão, em Fortaleza, comentava a partida para uma emissora de TV e não viu maldade do colombiano. No lance, Neymar quebrou uma vértebra e perdeu a semifinal (7 a 1 para a Alemanha) e a disputa do terceiro lugar (3 a 0 para a Holanda).

“Meu modo de ver foi entrada de jogo [lance de Zuñiga]. Ele perdeu a coordenação, Neymar vinha andando pra trás, e ele sem coordenação acabou fazendo a falta. Eu parto do princípio de que um profissional não vai cometer uma falta desleal para machucar e tirar um companheiro de jogo”, disse Dunga nesta terça (16), no estádio Monumental, em Santiago, palco do jogo entre Brasil e Colômbia nesta quarta (17).

Neymar e Zuñiga, lateral-direito do Napoli, voltam a se encontrar. Em setembro de 2014, no primeiro jogo pós-Copa, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0, em amistoso nos EUA. Dunga não acredita em um jogo violento em Santiago, apesar de os colombianos precisarem da vitória, já que perderam na estreia para a Venezuela por 1 a 0). Já o Brasil venceu o Peru por 2 a 1. “Temos a orientação da organização de que os árbitros serão severos na Copa América com relação a faltas duras”, disse Dunga. Mais uma vez, o técnico não revelou o time que colocará em campo.

A dúvida é se Philippe Coutinho, recuperado de dor na coxa, vai a campo no lugar de do meia Fred. “Erramos passes na estreia, talvez pela ansiedade. Vamos tentar melhorar na parte técnica”, disse o treinador.