Há uma confusão muito grande quando pensamos em definir papéis na áreado esporte. É voz comum acharmos que tudo que se faz nas aulas deeducação física é classificado como desporto. E não é bem assim. Ogoverno federal separou o universo das manifestações esportivas em trêsgrandes grupos: rendimento, educacional e participação. Cada uma dessasáreas apresenta uma definição própria, segundo o governo e, suascaracterísticas específicas.
Exemplo do que diz a lei sobre o Desporto Educacional: é aquelepraticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas deeducação, sempre pensando no desenvolvimento integral do indivíduo.Toda vez que as atividades desportivas são desenvolvidas com uma amplaparticipação na escola, estamos pensando no desporto educacional.Quando escutamos ou lemos a definição de Desporto Educacional e CotaMínima, temos como definição a participação de até 50% dos alunos comorigem fora da escola, ou seja, uma mescla entre alunos matriculados ecrianças que são da comunidade e que não pertencem à escola.
No desporto de participação, que é outra confusão comum que as própriasautoridades do esporte fazem, diz a lei “de modo voluntário,compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade decontribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vidasocial, na promoção da saúde e educação e na preservação do meioambiente”. Alguns exemplos dessa prática: festivais de modalidadesesportivas, caravanas do esporte, formação de núcleos de atividadesdesportivas, etc.
Por último e talvez o mais conhecido é o desporto de rendimento, digomais conhecido porque o nosso bretão é o maior representante. Sãoesportes praticados segundo regras nacionais e internacionais, com afinalidade de se obter resultados, integrar pessoas e comunidades dopaís e estas com as de outras nações. Também é uma definição confusa,pois sabemos que muitos atletas participam do desporto escolar, masrecebem alguma ajuda financeira (bolsa de estudos, viagensinternacionais, prêmios para a conquista de títulos, etc. ) paracompetir e se dedicar ao esporte escolhido.
Se formos analisar o futebol profissional, podemos classificar de outraforma. Alguns afirmam que é apenas entretenimento, foge portanto dequalquer definição mais simplista. Estamos permanentemente entretidoscom tudo que envolve o futebol, desde os resultados até as transaçõesentre os clubes. O futebol engloba portanto, outros setores da economiae, naturalmente, outros interesses que estão além de qualquercompreensão.

Esta coluna é de responsabilidade do professor de Educação Física Carlos Mosquera