Não se fala em outra coisa em nossa imprensa a não ser da chegada do Ronaldo ao Corinthians. A indagação de cartolas e torcedores: quando ele poderá estrear? A dúvida dos corintianos é muito parecida com a dos iniciantes e dos sedentários antes de iniciar uma atividade física. Por que, professor, não consigo entrar em forma? Por que não consegui emagrecer? Vai fazer um ano que o “atleta fenômeno” está tentando entrar em forma e emagrecer e não consegue. O que acontece?
De uma forma muito simplista e direta, é fácil compreender por que não respondemos muito bem aos exercícios físicos e às dietas. Quando jovens, atletas ou não, temos um gasto energético muito grande. Praticando esporte de rendimento, o gasto energético, sem dúvida, é maior. Pois bem, com o tempo, vamos nos mexendo menos, fazendo menos exercícios e, no caso dos atletas, a comparação é verdadeira. Não existe o consenso em aceitar que os mais velhos jogam futebol com a cabeça? Isso apenas confirma a tese segundo a qual quem corre menos gasta menos energia.
Se isso acontece com as atividades físicas, com a alimentação isso não é verdadeiro. Com o avanço da idade, continuamos nos alimentando como se ainda fôssemos juvenis. Não conseguimos diminuir a ingestão de alimentos, mesmo sabendo que não necessitamos de tantas calorias. Fazemos exercícios físicos de acordo com a idade e nos alimentamos como atletas de ponta.
Basta dar uma olhadinha na barriga dos ex-atletas de alto rendimento. Parece que nunca se mexeram. A impressão é que os “ex” sempre foram sedentários. Por isso é fácil entender esse descuido: o corpo espera a mesma quantidade de alimentos, todos os dias, independentemente da idade. Se não houver uma preparação e uma conscientização de mudanças de hábitos, dificilmente encontraremos a trilha mais saudável. Fazendo ou não esportes.
Esses são os únicos motivos, e nada mais que isso, das causas da demora na recuperação do Ronaldo. Outro agravante no caso em questão é a sobrecarga nos joelhos. É o problema crônico de muitos atletas. Por isso, sem exageros e polêmicas, se realmente quisesse voltar a jogar com qualidade, já estaria há muito nos gramados. O resto é propaganda e entretenimento.