22ª Jornada de Agroecologia do Paraná terá mais de 20 atrações artísticas gratuitas em Curitiba

Editado por Alana Morzelli
Rapper Yago Oproprio

Rapper Yago Oproprio/Divulgação

A 22ª Jornada de Agroecologia do Paraná, que acontece entre os dias 6 e 10 de agosto no campus Politécnico da UFPR, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba (PR), terá uma intensa programação cultural com mais de 20 atrações musicais e artísticas gratuitas. Rap, samba, moda de viola, reggae, forró e apresentações infantis compõem a agenda do evento, que também conta com conferências, oficinas, feiras e debates sobre meio ambiente e soberania alimentar.

Entre os destaques da programação está o rapper paulistano Yago Oproprio, que se apresenta na sexta-feira (08/08), às 20h. Reconhecido como uma das revelações da música brasileira, Yago foi indicado ao Grammy Latino com o álbum Oproprio, lançado em 2024. Antes dele, o rapper curitibano Dow Raiz, com mais de 20 milhões de plays nas plataformas de streaming, sobe ao palco com seu repertório autoral.

Na abertura oficial da Jornada, quarta-feira (06/08), o violeiro Ivan Vilela apresenta um show que destaca a música caipira e a tradição da viola brasileira. No dia seguinte, quinta-feira (07/08), o músico Antonio Gringo e a dupla indígena Cacique e Pajé levam ao palco principal a sonoridade do sertanejo de raiz.

O sábado (09/08) reúne uma sequência de shows voltados à cultura popular, resistência e diversidade: a Orquestra Popular Camponesa, formada por crianças e jovens de assentamentos do MST, se apresenta pela manhã; à tarde, o bloco afro Afropretinhosidade dá sequência à programação, seguido pelo Bloco das Mulheres Sambistas com a cantora Janine Mathias, o trio Forró Manacá, a banda Partigianos e o grupo de reggae Matula Roots, que encerra a noite.

No domingo (10/08), a Banda Filhos da Mãe Terra, de Mandirituba (PR), fecha a programação musical com um show voltado à educação e conscientização socioambiental.

Além das apresentações, a Jornada reúne mais de 60 organizações, movimentos e coletivos que promovem uma alternativa agroecológica ao modelo do agronegócio. A participação é gratuita e aberta ao público.

Confira abaixo o resumo da programação musical:

06/08 – Quarta-feira

07/08 – Quinta-feira

08/08 – Sexta-feira

09/08 – Sábado

10/08 – Domingo