Filmes-Devoltaparaofuturo
Emmet Brown (Christopher Lloyd) e Marty McFly (Michael J. Fox) em ‘De Volta para o Futuro’ (foto: reprodução / Universal)

Se o assunto é viagem no tempo, a história do cinema pode ser dividida em “antes de ‘De Volta para o Futuro’” e “depois de ‘De Volta para o Futuro’”. O filme simplesmente redefiniu o conceito. Algumas teorias científicas de viagem no tempo, como a possibilidade de interagir com versões passadas ou futuras de si mesmo, são misturadas de forma muito bem amarrada a um dos melhores roteiros da história, que entrega humor e aventura na dose certa. O sucesso foi tanto que gerou duas continuações, em 1989 e em 1990. E, já que o filme tem uma máquina do tempo, por que não uma máquina estilosa, na carenagem de um carro esportivo DeLorean com portas em asas de gaivota?

Ano: 1985. Direção: Robert Zemeckis. Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson

Sinopse

O jovem Marty McFly (Michael J. Fox) é amigo do cientista Emmet Brown (Christopher Lloyd), que criou uma máquina do tempo. Com a máquina, McFly acaba voltando 30 anos no tempo, bem na época em que seu pais eram jovens – e ele acaba interferindo nos acontecimentos entre os dois. Enquanto isso, ele encontra a versão mais jovem do cientista e tenta arrumar um jeito de voltar para o futuro.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.