A literatura toma conta do Paraná entre os dias 12 e 16 de agosto com a 44ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR, o maior evento literário simultâneo do país. A edição deste ano homenageia Dalton Trevisan, escritor curitibano que transformou a cidade em cenário de suas histórias, e traz como tema “Cidades Literárias”, com debates e mesas sobre “A cidade como personagem”, “A subjetividade dos invisíveis”, “O vampiro de Curitiba” e “O que não cabe no corpo: escrita da falha e da fresta”.
Em Curitiba, pelo terceiro ano consecutivo, a programação acontece no Museu Oscar Niemeyer. No interior, as atividades se espalham por 26 cidades, entre elas Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá e União da Vitória. Em Guarapuava, devido a reformas na unidade local, a programação será realizada apenas em escolas parceiras, sem Feira de Livros.
Ao todo, serão mais de 600 atividades gratuitas, incluindo mesas-redondas, mais de 70 lançamentos de livros, performances, oficinas, sessões de cinema, espetáculos musicais, exposições, saraus, sessões de autógrafos, contação de histórias e passeios literários por Curitiba. A expectativa é receber mais de 100 mil visitantes e vender 15 mil livros.
Convidados e atrações
Entre os autores e artistas confirmados estão Jeferson Tenório, Itamar Vieira Junior, Daniel Munduruku, Stênio Gardel, Claudia Lemes, Nelson Motta, Guta Stresser, Cristovão Tezza, Ilana Casoy, Miguel Sanches Neto, Marcelino Freire e Marcelo Jeneci, entre outros nomes de destaque nacional.
A Feira do Livro reunirá 54 livreiros com descontos de 20% sobre o valor de capa. Em Curitiba, a Editora Todavia participa com exemplares relançados das obras de Dalton Trevisan e com parte da exposição “Dalton Trevisan – Espião de Almas”, organizada em parceria com o Instituto Moreira Salles.
Lançamentos
Um dos destaques é a 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis, com histórias sobre o Paraná e sua cultura, escritas por autores como Alfredo Mourão, Bel Akemi e Roberta Ambrosio Boscolo. A curadoria é de Olívio Jekupé, com ilustrações de Izabela Bombo.
Dalton Trevisan
Nascido em Curitiba em 1925 e falecido em 2024, aos 99 anos, Dalton Trevisan é um dos maiores contistas do Brasil, conhecido pelo estilo preciso e pelo recluso “vampiro de Curitiba”. Entre suas obras mais famosas estão O Vampiro de Curitiba, Mistérios de Curitiba, A Guerra Conjugal e A Polaquinha. Ganhou prêmios como Camões, Machado de Assis e quatro Jabutis.
A programação completa, por cidade, está disponível no site oficial: sescpr.com.br/semanaliteraria.