WhatsApp Image 2025-08-24 at 12.49.01
Matheus de Freitas

Neste domingo (24/8), o poeta e escritor Paulo Leminski (1944–1989) completaria 81 anos. E como homenagem, o curitibano ilustre ganhou uma homenagem especial de Curitiba. O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou, na recém-criada Rua da Música, dentro do Parque Jaime Lerner, a escultura em bronze do autor, obra assinada pelo artista Rafael Sartori.

Leia mais

A peça, produzida no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, retrata Leminski sentado em um banco de bar, com um violão ao lado — referência à sua forte ligação com a música. No instrumento estão gravados trechos de seus poemas, simbolizando sua faceta múltipla de poeta, músico e pensador. A escultura foi criada a partir de imagens fornecidas pela família, garantindo uma representação autêntica.

WhatsApp Image 2025-08-24 at 12.45.12
Foto: Matheus de Freitas

A inauguração contou com a presença da família do escritor, além de autoridades municipais e estaduais. Para marcar o momento, houve a apresentação do pocket show Cabaré Haikai, com canções de Leminski, e declamações de poesias escolhidas pela família.

Homenagem da cidade para Paulo Leminski

O prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do tributo. “A história do Paulo Leminski, mais uma vez, homenageada pela cidade que ele tanto amou e viveu. Esse espaço se soma a outros que preservam a memória cultural de Curitiba e reforçam o legado de quem marcou nossa história”, afirmou.

Áurea Leminski, filha do poeta, agradeceu a homenagem e ressaltou o caráter simbólico da obra. “Hoje temos o Leminski personificado em bronze, um presente para todos os curitibanos. A escultura também representa o lado musical dele, tão importante quanto a poesia”, disse.

Festival Paulo Leminski

A celebração foi também um aquecimento para o Festival Paulo Leminski, que acontece no próximo sábado (30/8), na Pedreira Paulo Leminski, reunindo música, literatura e arte em torno da obra do escritor.

Sobre Paulo Leminski

Nascido em Curitiba, Leminski deixou um legado marcado pela síntese e pela fusão entre referências eruditas e populares, do haicai japonês à MPB. Entre suas obras estão o romance Catatau e a coletânea de poemas Distraídos venceremos. Como compositor, teve músicas gravadas por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso.

Presença

Participaram da inauguração a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocelin, com os filhos Luca, Eduarda e Leonardo; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão; o secretário de Urbanismo, Almir Bonato; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bonna Swinka; o CEO do Parque Jaime Lerner, Helinho Pimentel; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o deputado estadual Goura; os vereadores Serginho do Posto e Angelo Vanhoni; os administradores regionais Reinaldo Boaron (Boa Vista), José Dirceu de Matos (Santa Felicidade) e Agostinho Creplive (Cajuru); além da poetisa Alice Ruiz e das filhas Áurea e Estrela Leminski.