
A confeitaria está para a cake designer Dani Chrisostomo como um fio condutor de sua essência, de como ela se entende hoje. Das lembranças de aniversários na infância, em que a avó fazia o doce predileto dela, a ambrosia, nasceu a paixão pelos chamados doces conventais. Esses são os doces tradicionais feitos a partir de gemas e açúcar nos conventos portugueses, os quais marcaram a entrada de Dani na confeitaria.
Mas foi uma grande perda que a colocou nos caminhos dos bolos artísticos, decorados com primor. Descoberta que fez em psicoterapia, quando veio a memória da perda de seu pai, aos 9 anos. Ela revela que uma tia lhe presenteou com um forninho da Atma, que fazia bolos de verdade. “Foi a maneira lúdica de ‘sofrer ‘ menos naquele momento. Entendi que me alegrava fazer bolos. Por isso minha confeitaria é tão afetiva”, conta.
E o mais recente capítulo da vida de Dani, também envolve afeto e açúcar. A filha Giulia Chrisostomo, que começou aos 16 anos a produzir brownies para vender do colégio, se apaixonou pela confeitaria, se formou como Chef Patissèrie e hoje trabalha com Dani. As duas atuam juntas em um ateliê, montado na própria casa. Dani faz doces conventais e bolos artísticos e Giulia doces gourmets, apenas sob encomendas.
Formada como fonoaudióloga, Dani trabalha há 8 anos na confeitaria. Ela chegou a deixar o trabalho de fono para se dedicar exclusivamente à confeitaria, mas retomou às atividades clínicas por conta da procura. “Hoje eu divido os atendimentos até o meio da semana, para me dedicar à confeitaria a partir das quintas”, conta.
A cake designer trabalha com bolos de todos os tamanhos e para os mais diversos eventos, como casamentos e confraternizações em geral. Dani revela que os carros-chefe, no inverno, é o bolo com massa de 70% cacau e recheio de creme trufado e crocantes, com as massas umidecidas com Vinho do Porto, e no verão as massas de limão siciliano e recheio de creme patissèrie e frutas frescas.
Guilia tem nos brownies e chocolates a sua especialidade. Ele começou em 2016, com uma fornada de brownies que fez o maior sucesso entre as colegas. Daí, nasceu a ideia de vendê-los na escola e, mais tarde, já com uma maior gama de produtos na escola. Em 2020, Giulia criou a marca Giulia Chrisostomo Doces Especiais.
Além de doces especiais para eventos, Giulia trabalha com uma gama de produtos, como cookies, bombons, trufas e sobremesas, para adoçar o dia a dia ou presentear. Há uma série de kits compostos com os doces para presentear em ocasiões especiais.
O trabalho de cake designer da Dani pode ser conferido nas redes sociais no Instagram @danichrisostomo e dos doces de Guilia em @gcdocesespeciais e no facebook dani.chrisostomo. Vale lembrar que as duas trabalham apenas com encomendas. Então é bom se planejar para pedir com antecedência. Nas páginas, ambas trazem um menu de trabalho. Além doces, Dani e Giulia organizam cursos de confeitaria artística, no momento suspensos por conta da pandemia.