“Ainda Estou Aqui” é eleito Melhor Filme Ibero-Americano nos Prêmios Sur e chega a 47 troféus internacionais

Editado por Alana Morzelli
AEA FAMILIA 2014_crédito_ Alile Dara Onawale

Foto: Alile Dara Onawale

O longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, acaba de conquistar seu 47º prêmio, ao ser eleito Melhor Filme Ibero-Americano na 19ª edição dos Prêmios Sur, concedidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. A cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira (23), no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba. Esta é a primeira vez que a premiação argentina inclui a categoria, tornando o filme brasileiro o vencedor inaugural da honraria.

Embora não tenha comparecido pessoalmente ao evento, Walter Salles enviou um vídeo em agradecimento, falando em nome de toda a equipe:

“Boa noite,

Há pouco recebi a notícia de que ‘Ainda Estou Aqui’ foi reconhecido pela Academia de Cinema da Argentina. Muito obrigado a todos os votantes.

O prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano é uma honra para todos nós, que fizemos o filme — para Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, cada um dos atores e técnicos que tornaram esse projeto possível — e para mim.

Compartilhamos uma profunda admiração pelo cinema argentino, por seus extraordinários atores, diretores, roteiristas, produtores e artesãos enormemente talentosos.

‘Ainda Estou Aqui’ trata da importância da memória e da resistência durante os obscuros anos da ditadura militar — dois territórios que o cinema argentino explorou e nos ensinou a abordar de maneira exemplar.

Neste momento em que a democracia está sendo atacada em tantos países, esse reconhecimento torna-se ainda mais significativo.

Agradeço especialmente aos amigos que, como Santiago Mitre, Agustina Llambi, Leticia Cristi e Matías Mosteirín, tornaram possíveis projeções inesquecíveis do nosso filme em Buenos Aires.

Vida longa ao cinema argentino e à democracia!”**

Prêmios e trajetória internacional

Com mais de 8,3 milhões de espectadores no mundo e presença em mais de 30 países, Ainda Estou Aqui soma agora 47 prêmios nacionais e internacionais, sendo sete deles concedidos por júris populares — entre eles, nos festivais de Roterdã, São Paulo, Vancouver, Miami, Mill Valley e Pessac (onde também venceu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem).

O filme foi exibido em mais de 50 festivais internacionais e, no Brasil, encerrou sua trajetória nos cinemas após 21 semanas em cartaz, somando 5,83 milhões de espectadores. Está disponível no Globoplay, onde teve a melhor estreia da história da plataforma e quebrou o recorde de maior consumo diário de vídeo sob demanda.

Nos próximos meses, a trajetória internacional do filme continua. Ele estreia no Japão em 8 de agosto, com sessões garantidas em Tóquio, Osaka, Nagoya, Sapporo e Fukuoka, e chega à Escandinávia em setembro e outubro: Dinamarca (2/10), Noruega (3/10) e países vizinhos. Além disso, concorre ao Prêmio Lihuén de Melhor Filme Ibero-Americano, no Chile, em 14 de agosto.

Sinopse

Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país vive o endurecimento da ditadura militar. A trama acompanha a família Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Em uma casa de portas abertas na beira da praia, a rotina se desfaz quando Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, então, inicia uma longa jornada em busca da verdade e precisa reinventar o próprio futuro e o de seus filhos.

Inspirado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, o filme é uma homenagem à força da memória e à luta contra o silêncio imposto pela repressão política no Brasil.

Elenco principal

Eunice Paiva – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro
Rubens Paiva – Selton Mello
Marcelo Paiva – Guilherme Silveira
Veroca – Valentina Herszage
Eliana – Luiza Kosovski
Babiu – Cora Mora
Felix – Humberto Carrão
Fernando Gasparian – Charles Fricks
Raul Ryff – Daniel Dantas
Martha – Carla Ribas
Pimpão – Caio Horowicz
Cristina – Maitê Padilha
Interrogadores DOI-CODI – Lourinelson Vladmir, Alexandre Mello, Otavio Linhares

Ficha Técnica

Direção: Walter Salles
Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
Direção de Fotografia: Adrian Teijido
Montagem: Affonso Gonçalves, ACE
Direção de Arte: Carlos Conti
Música Original: Warren Ellis
Produção: VideoFilmes, RT Features, MACT Films
Coprodução: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay
Distribuição: Sony Pictures
Baseado no livro: Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva