Estreia hoje, dos Walt Disney Animation Studios, Detona Ralph, uma aventura sobre jogos eletrônicos. Por décadas, Ralph é ofuscado por Conserta Felix Jr. o astro mocinho do jogo deles que sempre resolve os problemas. Cansado de interpretar o vilão, Ralph recorre às próprias mãos e parte em uma jornada pelo fliperama através de jogos de todas as gerações para provar que ele tem o que é preciso para ser um herói.

Ralph é o vilão de um antigo jogo de fliperama dos anos 1980 que se questiona, depois de 30 anos fazendo a mesma coisa: ‘É só isso?’, diz o diretor Rich Moore. Então, como muitos nós, ele tenta resolver um problema interno com uma solução externa: ele vai tentar ganhar uma medalha e se conseguir ganhar só uma, ele acha que será merecedor do mesmo tipo de amor e respeito que Felix tem.

Então Ralph embarca nesta jornada pelo fliperama para tentar ganhar uma medalha, conta o produtor Clark Spencer. É claro, a verdadeira jornada para ele, e para todos os outros, é entender que embora ele seja programado para ser uma coisa, não significa que é isso que ele é por dentro.

Em sua missão, Ralph conhece a durona Sargento Calhoun do jogo de ação em primeira pessoa Missão de Herói, e a obstinada e rejeitada Vanellope von Schweetz do jogo de corrida de carros de confeitos, Corrida Doce, que talvez possa vir a ser sua primeira amiga de verdade. Mas tudo muda quando um inimigo mortal é revelado, colocando em risco todo o fliperama e a própria Vanellope. Ralph finalmente tem a chance de ser um herói, mas será que ele vai conseguir fazer isso a tempo?

John Lasseter, chefe criativo dos Estúdios Pixar e Walt Disney Animation é o produtor executivo de Detona Ralph. Um bom filme de animação como este faz três coisas muito bem, afirma Lasseter. Conta uma história comovente que é imprevisível e mantém a plateia atenta, povoa a história com personagens realmente memoráveis e encantadores e coloca essa história e os personagens em um mundo convincente.

Uma das coisas que eu adoro em Detona Ralph, continua Lasseter, é que temos quatro mundos realmente únicos. Um deles é o mundo de 8 bits de Conserta Felix Jr., outro é o mundo hiperrealista do Missão de Herói e outro é o superbonitinho Corrida Doce que tem um sabor anime japonês. O quarto mundo é a Estação Central de Jogos, que é inspirado na Grand Central Station de Nova York.

De acordo com Lasseter, os cineastas enfrentaram todos os desafios – desenvolvimento visual, direção de arte, animação, desenvolvimento de personagem, efeitos visuais, iluminação, fotografia e música – para criar e diferenciar cada um dos mundos. Quase 190 personagens diferentes povoam os mundos – o triplo de qualquer outro filme do estúdio – cada um deles desenhado para habitar seu próprio mundo. Amarrando tudo isso está Ralph, que vive uma jornada épica em busca de aceitação.

Detona Ralph é um filme de estrada, diz o roteirista Phil Johnston. Só que um pouco mais complicado, com quatro mundos diferentes. Mas se o seu personagem está preso em uma pequena cidade ou em uma terra feita de balas, é porque alguém saiu de casa em busca de algo maior. Ralph pode ir a esses lugares fantásticos e diferentes, mas ele é sempre verdadeiro com ele mesmo – mesmo com a evolução de seu personagem.

Uma das coisas realmente legais sobre este filme é que os personagens são reais, apesar de serem personagens de jogos de fliperama, continua Johnston. Eles são pessoas de verdade com sentimentos de verdade.
Esse sentimento é o que mais encantará o público, diz Lasseter. A marca registrada de um filme Disney é a emoção e isso é a base de Detona Ralph. É um dos filmes mais engraçados com o qual já estive envolvido; é muito inteligente e bonito. Mas é a emoção que te pega de surpresa.

Spencer acrescenta: O filme se passa em um mundo de personagens de fliperama com toda a diversão que isso traz, mas, na essência, é de fato uma história com a qual conseguimos nos identificar. Nós todos, em algum momento da vida, já nos perguntamos se talvez haja algo mais por aí. Nós todos já imaginamos partir nessa aventura.

Um bom filme faz o público sentir como se tivesse feito a jornada com os personagens, diz Moore. Eu acho que o público terá comédia e ação. Eles terão animação inovadora e um espetáculo deslumbrante. Mas eu acho que todos ficarão surpresos com o quanto vão amar esses personagens.

Detona Ralph  é dirigido por Moore (Os Simpsons, Futurama), que ganhou o prêmio Emmy® de direção na categoria Melhor Programa de Animação pelo episódio de Futurama intitulado Roswell That Ends Well. Moore também dirigiu o episódio vencedor do Emmy® de Os Simpsons (The Simpsons) intitulado Homer vs. Lisa and the Eighth Commandmen. Spencer (Bolt – O Supercão, Lilo & Stitch) produz. O roteiro foi escrito por Phil Johnston e Jennifer Lee baseado em uma história de Moore, Johnston e Jim Reardon.

Fazendo a voz de Detona Ralph está John C. Reilly, que foi indicado ao prêmio da Academia® como Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho no musical Chicago e estrelou em filmes como Deus da Carnificina (Carnage), Ricky Bobby – A Toda Velocidade (Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby), O Aviador (The Aviator) e Quase Irmãos (Step Brothers). A comediante e atriz ganhadora do Emmy® Sarah Silverman faz a voz de Vanellope von Schweetz. Silverman estrelou seu próprio programa da Comedy Central, The Sarah Silverman Program, e pode ser vista no longa dramático Entre o Amor e a Paixão (Take This Waltz). Escolhido para fazer a voz de Conserta Felix está Jack McBrayer, o ator indicado ao Emmy® por seu desempenho em 30 Rock que pode ser visto em The Campaign e The To-Do List. Jane Lynch, que faz a voz da Sargento Calhoun, ganhou o Emmy® e o Globo de Ouro® por seu papel em Glee.

O elenco de vozes também inclui: Alan Tudyk (Suburgatory) como Rei Doce; Mindy Kaling (The Office) como Taffyta Calda de Caramelo; Joe Lo Truglio (Wanderlust) como Markowski; Ed O’Neill (Modern Family) como o dono do fliperama, o Sr. Litwak; Dennis Haysbert (The Unit) como o General Holograma; Adam Carolla (The Adam Carolla Project) como Wynnchel; Rachael Harris (Se Beber, Não Case) como Deanna; Edie McClurg (Curtindo a Vida Adoidado) como Mary; Horatio Sanz (Saturday Night Live) como Duncan; e Stefanie Scott (A.N.T. Farm) como Moppet Girl.

O filme traz, na versão em português, as vozes do ator Tiago Abravanel (Detona Ralph), do ator e humorista Rafael Cortez (Conserta Felix) e da apresentadora de TV e estilista MariMoon (Vanellope von Schweetz).


OS PERSONAGENS E SEUS DUBLADORES BRASILEIROS

VANELLOPE VON SCHWEETZ: DOCE E ATREVIDA


Conhecida como Bug, Vanellope é um erro da programação de pixels no jogo de corrida de confeitos, o Corrida Doce. Com um espírito de piloto inserido em sua programação, Vanellope está determinada a conquistar seu lugar na lista de pilotos entre os outros competidores. O único problema: os outros pilotos não querem nem ela, nem seu tilt no jogo. Anos de rejeição deixaram Vanellope com um estranho senso de humor e a língua afiada. Entretanto, em algum lugar por baixo dessa cobertura dura existe um recheio doce só esperando para ser revelado.


A apresentadora de TV e estilista MariMoon faz a versão em português de Vanellope


CONSERTA FELIX: O MOCINHO MAIS COMPLETO QUE EXISTE


Felix é o astro popular do Conserta-Felix Jr. e o cara que conserta tudo – empunhando seu martelo -, para os habitantes de Gentilândia, onde ele é querido por todos. Quando ele não está ocupado consertando os estragos feitos por Ralph, o mocinho está sendo beijado, elogiado e recebendo tortas dos moradores. Programado para ser amável, nada além de ser o mocinho conta.


O ator e humorista Rafael Cortez é o Conserta Felix brasileiro


DETONA RALPH: OS VILÕES SEMPRE SE DÃO MAL

Ralph é um vilão desastroso que tem as mãos firmes e o coração mole. Há 30 anos — todos os dias — ele faz seu trabalho de vilão no videogame Conserta-Felix Jr. Mas está ficando cada vez mais difícil gostar de seu trabalho quando ninguém parece gostar dele por isso. Sofrendo de um clássico caso de Estresse de vilão e ansioso por um pouco de reconhecimento, Ralph embarca em uma louca aventura pelo incrível universo do fliperama para provar que só porque ele é um vilão, isso não significa que ele é um cara mau.


O ator Tiago Abravanel dubla o personagem principal, Detona Ralph.