A Série Animada Carlos criada e produzida pela Spirit Animation, inicia nova fase de expansão global. O desenho animado brasileiro, que busca conscientizar as crianças sobre alimentação saudável, acabou de fechar com o canal Disney XD a exibição de sua 2ª temporada em toda América Latina, além disso, iniciou há poucos meses a exibição em países da África. Em breve, deve ser assistido também em outros continentes e em plataformas de vídeo on demand. As negociações já foram iniciadas com Itália, EUA, China, Coréia, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Canadá e outros países da África.
Já pensada desde o início para ter abrangência global, toda a Série Animada Carlos é desenvolvida com a técnica de animação 3D dentro dos padrões qualitativos internacionais. O tema também se encaixa na demanda mundial: o de conscientizar as crianças em relação à alimentação. A primeira temporada, com produção já concluída, conta com 52 episódios de 2 minutos de duração. A segunda temporada, já em produção, trará novidades no contexto e novos personagens para os fãs da série.
A série animada Carlos possui altíssima complexidade de produção para o padrão de séries animadas, sendo desenvolvida com a mesma técnica de animação 3D utilizada nos grandes sucessos do estúdio Pixar, por exemplo. A animação é cheia de ações fluídas com cada episódio repleto de novos vilões e novos cenários 3D, explica Fernando Macedo, diretor de criação da Spirit Animation e idealizador do projeto. Cada episódio é finalizado em três semanas de produção, um tempo recorde, levando em consideração que apenas o episódio piloto levou três meses para ser finalizado.
Para atingir todas as crianças de diferentes partes o mundo, a Spirit optou por desenvolver a animação sem diálogos. Isto é, são utilizados apenas sons.
Dilema de criador motiva escolha
do tema
Carlos trouxe à tona o dilema das crianças entre comer ou não alimentos saudáveis. No enredo da animação, toda vez que o jovem Juanito encontra uma comida considerada não saudável, sua consciência entra em conûito. É nesta hora que Carlos, a personiûcação do lado saudável da consciência do garoto, aparece. Ele confronta unicamente as personiûcações do lado não saudável, que se apresenta nas mais variadas formas, como um enorme Cachorro-Quente vilão, um perigoso robô Máquina de Refrigerantes ou até um Algodão Doce Maquiavélico.
Segundo Macedo, criador da série, a ideia surgiu de um conflito interno que ele mesmo possuía, sentindo-se às vezes culpado pelos exageros na hora da alimentação. Seu desejo com a série animada é trazer à tona o problema global de conscientização alimentar e ajudar de alguma forma.
Tecnologia em favor da educação
Para mostrar quão forte era o potencial da ideia desenvolvida pela Spirit, a produção de um episódio piloto foi fundamental. O custo de produção ficou acima de R$ 100 mil e foi financiado inteiramente pela produtora. Utilizamos no episódio piloto técnicas complexas e avançadas, refazendo pontos que podiam ser melhorados até chegar onde desejávamos, revela Fernando Macedo. O piloto da série foi selecionado para o Anima Mundi na Mostra Oficial 2013, o maior festival de animação das Américas e segundo maior do mundo.
Segundo Cleber Coutinho, Supervisor de Efeitos Visuais da SPIRIT Animation, ‘’para se produzir uma Série Animada 3D é necessário um altíssimo investimento em estrutura, equipe qualificada e máquinas, que devem ser renovadas com frequência para acompanhar a tecnologia de ponta necessária para grandes produções.
A primeira temporada foi viabilizada via lei de incentivo, regulamentada pela Ancine, patrocinada pelas empresas Paraná Equipamentos S.A. e ECORODOVIAS, com apoio da Vale Fértil, Caminhos do Paraná, Grupo Servopa e UEGA.
A SPIRIT Animation foi criada em 2005, quando Fernando Macedo abriu a empresa com o objetivo de oferecer serviços de filmes animados ao mercado corporativo e de entretenimento. Na área da publicidade, a SPIRIT possui trabalhos renomados para clientes nacionais e internacionais, como Bradesco, Volvo, HSBC, Honda, Oi, Ambev, Petrobras, O Boticário, Votorantim, etc.
Dentre os serviços oferecidos estão as produções de aniação 3D & 2D, criação de stills para ilustrações, efeitos visuais para cinema live-action, motion-design, TV corporativa, mascotes e novas tecnologias. Nos últimos anos a empresa ganhou visibilidade com trabalhos como a construção virtual do shopping Patio Batel, a produção 3D do navio da Petrobrás para evento na Coreia do Sul, a campanha de natal da Arvore Bradesco Seguros, assim como as adoráveis azeitoninhas da Vale Fértil.
Rápida
Episódios
Aproximadamente 30 pessoas trabalham em cada episódio da série, em mais de 26 etapas diferentes de produção. Ao todo, a série possui duração equivalente a um longa metragem, exigindo enorme capacidade de armazenamento e backup de dados. Algumas cenas demoram dias apenas em processamento de dados (renderização) para ficarem prontas.
Informações
Filmografia e Premiações:
– Curta-metragem – Animação 3D (2005) As Aventuras do Incrível Mr. Puppy
– Média-metragem – Animação 2D, 3D, Captação (2008) O Menino Quadradinho Adaptacão da obra homônima de ZIRALDO. Co-produção: Oger Sepol
– Curta-metragem – Animação 3D (2010) A Lenda das Cataratas – Vencedor de prêmios como a Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema Infantil, Prêmio Inovação RPC-TV, o Prêmio Arara de Prata, entre outros.
– Curta-metragem – Animação 3D (2013) – Tentação
– Curta-metragem – Animação 3D (2014) – A Mente de Juanito – Selecionado para o Anima Mundi 2014
– Série Animada 3D (2014) CARLOS ® – em exibição no Canal Disney XD