
Durante o processo de impressão do que seria a quarta edição do livro’ Paulo Leminski: o bandido que sabia latim’, em 2013, a família do escritor se mostrou contrária à publicação da obra, que sairia na época pela editora Nossa Cultura. Dois anos depois, porém, o STF decidiu pelo afastamento da exigência de autorização prévia do biografado ou de suas famílias, em casos de pessoas já falecidas, o que finalmente possibilitou que o material escrito pelo jornalista Toninho Vaz voltasse a circular. Depois de nove anos fora do mercado, a obra retorna às livrarias, integrando agora o catálogo da Tordesilhas Livros. Publicada originalmente em 2001, o livro revelou, em abordagem surpreendente, que Paulo Leminski tinha um filho, até então, desconhecido. Para a nova edição, além do texto original, foi criado um capítulo inédito e atualizado que aborda o assunto e um caderno de fotografias do poeta com amigos e familiares. No próximo domingo (16), às 10 horas, a Academia de Letras (APL) e a Editora Tordesilhas vão promover uma manhã de autógrafos na inauguração da Tenda das Letras, anexo da APL no Palácio Belvedere, nas Ruínas de São Francisco, em Curitiba.
Unindo a experiência de jornalista aos anos de amizade com Leminski, na obra, Toninho Vaz se propõe investigar o mistério que foi o poeta do Pilarzinho. De maneira íntima, após um ano de pesquisas e 81 entrevistas realizadas com parentes, parceiros, alunos, ex-mulheres, professores, amigos e até desafetos, o autor reuniu histórias, escritos, poemas, fotos inéditas e rascunhos de textos inacabados.
Personagem inesquecível da contracultura da década de 1980, Paulo Leminski ganhou espaço na cena intelectual brasileira com jeito marginal e alma de judoca. Músico e tradutor, poeta e professor, mestre e lutador, foi acolhido por grandes personalidades da época, como Caetano Veloso, Waly Salomão, Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, entre outras.
Em Paulo Leminski: o bandido que sabia latim, Toninho Vaz traduz ao leitor quem realmente foi Paulo Leminski Filho, com todas as suas grandezas e contradições. Para o autor, a obra é “o retrato de um poeta brasileiro sem disfarces, o ex-estranho Paulo Leminski.”.

Sobre o autor
Jornalista, roteirista, escritor e biógrafo, o curitibano Toninho Vaz foi repórter da revista IstoÉ e do Jornal do Brasil. Foi editor de texto do Jornal Nacional, do Fantástico e do Globo Esporte, além de trabalhar para a rede norte-americana CBS Television.
Serviço:
Lançamento do livro Paulo Leminski, o bandido que sabia latim
Inauguração da Livraria Tenda das Letras
Data e horário: Domingo, 16/10, das 10h às 13h
Local: Academia Paranaense de Letras
Endereço: Praça Doutor João Cândido – Rua Jaime Reis, s/n.º – Alto do São Francisco,
Curitiba – PR
Evento gratuito e aberto ao público
Onde comprar: https://bit.ly/PauloLeminskiBio