A Cia Visse Versa de Ação Cênica, de Rio Branco – AC, se apresenta em Curitiba hoje e amanhã com o espetáculo As Mulheres de Molière. Este espetáculo integra o projeto Molière de Norte a Sul aprovado no Prêmio FUNARTE de Teatro Myrian Muniz do governo Federal, que está circulando o centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.

Além de Curitiba, o espetáculo já percorreu as cidades de Campo Grande, Teresópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, e na sequência seguirá para Porto Alegre. Depois desta primeira fase o projeto ainda fará os caminhos da Amazônia, indo a lugares de mais difícil acesso, de carro, ou de avião.

O espetáculo As Mulheres de Moliere é baseado em três peças do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, que viveu no século XVII. As obras representadas são As Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres. O trabalho é roteirizado pela dramaturga francesa radicada no Brasil, Brigitte Bentolilla e dirigido pelo artista acreano Lenine Alencar.

Lenine se sente realizado com a possibilidade de levar um espetáculo produzido no Acre para outras regiões do país, situação que é sempre inversa – os daqui, com muitas dificuldades é que ainda conseguem chegar na Amazônia. Essa é uma forma de divulgar a produção teatral do Acre e promover o encontro de nossos artistas com outras culturas e processos criativos, conta.

Além do apoio do Ministério da Cultura, através da FUNARTE, o projeto tem o financiamento do Fundo Estadual de Cultura do Estado do Acre – Fundação Elias Mansour/Governo do Acre; e parceria do Teatro Imaginário Maracangalha de Campo Grande, Tá na Rua do Rio de Janeiro, Grupo XIX de São Paulo e Oigalê de Porto Alegre.


POPULARIZAR TEATRO É META DE COMPANHIA

A Cia Visse Versa de Ação Cênica foi fundada em outubro de 2008, e em seu curto tempo de existência, já conquistou espaço considerável no cenário teatral acreano e regional, e tem em seu repertório:Piquenique no Front, de Fernando Arrabal com direção de Nonato Tavares (Cia. Vitória Régia – Manaus/AM) – espetáculo concebido para palco;  Comédia Del’ Acre e As Mulheres de Molière, com direção de Lenine Alencar – espetáculos de Rua.

Em parceria com as Coordenadorias da Mulher e da Juventude, firmou convênio com a Prefeitura de Rio Branco de 2009 a 2011, para a montagem e circulação em escolas públicas do espetáculo Desencaixotando Nós, com tema voltado à sexualidade na adolescência, através do Projeto Teatro, Saúde e Sexualidade do Jovem, envolvendo jovens das comunidades de Rio Branco.

Popularizar o teatro e torná-lo acessível às camadas menos favorecidas é a principal ideia da Cia. que acredita que na rua, a relação com o público requer domínio e muita perspicácia, pois o mesmo interage com as encenações, transformando -se, de alguma maneira, em protagonista.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse o blog do projeto – cia-visseversa.blogspot.com.br.

As Mulheres de Molière é um recorte, a partir de três textos do dramaturgo francês Molière, com enfoque nas personagens femininas do autor, onde, em cena acontece a fusão do popular e do erudito, do regional e do nacional, neste teatro universal construído dentro de uma linguagem acessível a jovens e adultos.

Apesar de se passar no século XVII o roteiro do espetáculo apresenta uma comicidade popular que atravessa os tempos, convidando o público a mergulhar numa cultura diferente e entregar-se a um grande carnaval, com pinceladas inspiradas na obra do artista plástico acreano Danilo de S’ Acre. O espetáculo apesar de mostrar uma realidade de uma determinada época, conta com elementos que podem ser facilmente identificados no cotidiano de qualquer comunidade atual.

Sua estética está voltada para a cultura popular, de uma forma leve e atrativa, regada a muita música.

SERVIÇO
As mulheres de Molière
Onde: Praça Osório
Quando e horário:
Dia 16/04 (quarta-feira) – as 18 horas
Dia 17/04 (quinta-feira) – as 12 horas
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre