Balé Teatro Guaíra inicia turnê pelo Paraná com espetáculos gratuitos

Isabelle
dsc06557

(Foto: Hamilton Santos/Divulgação)

Dança, teatro e reflexões sobre o mundo contemporâneo se encontram na nova turnê estadual do Balé Teatro Guaíra (BTG), que estreia neste mês de agosto no Paraná. Arapongas, no Norte, e Jacarezinho, no Norte Pioneiro, recebem as primeiras apresentações da temporada, com entrada gratuita e ações de acessibilidade para o público.

Em cena, duas coreografias premiadas e internacionalmente reconhecidas: “V.I.C.A.”, de Lili de Grammont, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira. As obras, que passaram por Portugal no início do ano, agora voltam aos palcos paranaenses propondo uma experiência intensa que mistura dança, teatro e crítica social.

Primeiras apresentações acontecem em Arapongas e Jacarezinho

A estreia acontece no dia 8 de agosto, no Cine Teatro Mauá, em Arapongas. Já nos dias 21 e 22, os espetáculos serão apresentados no Teatro CAT, em Jacarezinho. Todas as apresentações são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição e abafadores de ruído para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A temporada no Interior do Paraná marca o início de uma nova fase para o Balé Teatro Guaíra em 2025. Segundo o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes, a circulação estadual é um dos pilares da instituição. “Tivemos um primeiro semestre maravilhoso de circulação fora do Paraná, e agora no segundo semestre as ações se concentram no Estado. Começamos com o mesmo programa apresentado em Portugal”, explica.

A apresentação de “V.I.C.A.” e “Castelo” em Arapongas encerra a programação do FESTAR: Som do Rouxinol, festival dedicado à valorização da música no município. Já Jacarezinho recebe o Balé na abertura do Festival EnCena 2025, reforçando o papel destas cidades como polos difusores de cultura e formação de público.

A participação do BTG nos dois eventos é viabilizada por meio da Lei Rouanet, com apoio das prefeituras de Arapongas e de Jacarezinho, patrocínio da Sanepar e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado e Ministério da Cultura.

Mais do que uma sequência coreográfica, os dois trabalhos criam uma experiência imersiva sobre dilemas do nosso tempo. Em “V.I.C.A.”, a coreógrafa Lili de Grammont parte do acrônimo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo para construir um mosaico de situações que ora fragmentam, ora revelam possibilidades de conexão entre os indivíduos. Com inspiração nas ideias de Zygmunt Bauman e no cenário social pós-pandêmico, a obra atravessa temas como catástrofes, IA, solidão e coletividade, mesclando força física, delicadeza e visualidade impactante.

“Castelo”, criação de Alessandro Sousa Pereira, se apresenta como um convite ao recolhimento e à introspecção. Enquanto “V.I.C.A.” fala de um mundo em ebulição, “Castelo” propõe uma pausa. Uma tentativa de encontrar abrigo e reinvenção em meio ao turbilhão cotidiano. “É uma peça que, de forma poética e cinética, fala sobre resistência: o esforço de seguir em frente diante do ritmo vertiginoso da vida moderna”, define o diretor Luiz Fernando Bongiovanni. “Castelo trata das proteções que construo para suportar as intempéries do mundo atual.”

Serviço:

Turnê do Balé Teatro Guaíra pela Paraná 2025

Arapongas

Sexta-feira, 8 de agosto – 19h30

Cine Teatro Mauá – Rua Uirapuru, 55 – Centro

Entrada gratuita

Encerramento do FESTAR: Som do Rouxinol

Retirada de ingressos na Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle) e na bilheteria do teatro no dia da apresentação.

Classificação indicativa livre, com recomendação para maiores de 12 anos

Jacarezinho

Quinta-feira, 21 de agosto – 20h

Sexta-feira, 22 de agosto – 14h30

Teatro CAT – Conjunto de Amadores de Teatro – Av. Getúlio Vargas, 968 – Centro

Entrada gratuita

Abertura do Festival EnCena 2025

Ingressos retirados no CAT, a partir do dia 18 de agosto, das 13h às 17h

Classificação indicativa livre, com recomendação para maiores de 12 anos