Banda curitibana Machete Bomb volta a ativa em nova formação e prepara agenda de shows

Primeira faixa de novo álbum do Machete Bomb, previsto para 2025, tem letra assinada por Alienação Afrofurista e Thestrow, MCs que assumiram a frente lírica e vocal do projeto

Assessoria de Imprensa
machete bomb

Machete Bomb lança primeiro single de próximo álbum - (Crédito: Machete Bomb/Divulgação)

A banda curitibana Machete Bomb retorna com projeto novo com o lançamento de sua nova música, “Corpo Acuado / Mente Livre”.

Conhecido pela ousada mistura de gêneros – como rap, rock, samba, beats eletrônicos, além de seu cavaco distorcido e cheio de efeitos, capaz de soar do samba ao peso de uma guitarra de sete cordas – e pelo compromisso inabalável com a crítica social, o grupo está voltando a ativa na sequência do lançamento de dois DVDs e um disco de estúdio.

Prestes a divulgar sua agenda de shows e em nova formação – composta por Theo “Thestrow” Willyan Santos (vocais), Alessandro “Alienação Afrofuturista” Ramos (vocais), Otávio “Madu” Madureira (cavaquinho), Priscilla Link (percussão) e Guilherme Moreno (bateria) – a banda lança o primeiro single de seu próximo álbum, que será disponibilizado em todas as plataformas digitais a partir de sexta-feira, 16 de agosto, e promete ser um marco na trajetória artística do grupo – ouça aqui.

“Corpo Acuado / Mente Livre” traz a assinatura da Machete Bomb em uma verdadeira pedrada musical, com uma fusão potente de rock, rap, dub e boombap, e a autoridade dos integrantes Alienação Afrofurista e Thestrow – MCs que assumiram a frente lírica e vocal do novo projeto – como autores da letra, falando e escrevendo sobre aquilo que vivem.

A track apresenta um beat robusto e agressivo, complementado por momentos de protagonismo da cuíca e efeitos inovadores no cavaco, que simulam pads e noises, criando uma base sonora intensa e envolvente. A utilização de timbal e tambores reforça as raízes e influências africanas da banda, proporcionando uma experiência auditiva disruptiva, contemporânea e visceral, sem perder a brasilidade como identidade sonora, característica marcante do grupo.

O conceito central da música gira em torno da ideia de um “corpo acuado” que, apesar das limitações físicas e sociais, possui uma “mente livre” capaz de transcender medos e opressões. A letra, inspirada nas experiências pessoais e coletivas dos integrantes, aborda temas de resistência, liberdade e superação. A narrativa explora a capacidade do pensamento e da consciência em superar momentos de medo e suas diversas formas, refletindo as duras realidades das periferias e a luta contra preconceitos e violências.

Com uma formação mais real e cuja vivência dos integrantes se traduz nas novas letras, a Machete Bomb reafirma seu caráter combativo e compromisso social ao oferecer “Corpo Acuado / Mente Livre” como um hino de empoderamento e luta. A música não apenas desafia os ouvintes a buscar suas próprias soluções e a sobreviver em face de adversidades, mas também inspira a inquietação e busca pela paz – sem recorrer a passividade e ao pacifismo -, destacando o poder da mente em transformar realidades.

Desde seu surgimento em 2013, a Machete Bomb tem se destacado na cena musical nacional por sua abordagem inovadora e crítica, misturando rap, rock, samba e outras influências em uma experiência única. Com uma discografia que inclui cinco discos de estúdio, quatro DVDs ao vivo, quatro discos especiais de remixes e acústicas e diversas colaborações de peso – como Lobato e Xandão (ambos d’O Rappa), Mateo Piracés-Ugarte (Francisco, el Hombre), Nave, Odair José, TUYO, BNegão, Dedé Paraízo (Demônios da Garoa), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Fred 04 (Mundo Livre S/A) e Egypcio (Tihuana) -, a banda acumula mais de 5 milhões de plays em suas plataformas digitais e continua a quebrar paradigmas com sua proposta musical audaciosa.