Banda virtual Banana Gun se apresenta em Curitiba com releitura de clássicos dos anos 80

Editado por Alana Morzelli
banana_gun_ilustração Doni Borba

Ilustração: Doni Borba

A primeira banda virtual do Brasil, Banana Gun, se materializa nos palcos de Curitiba com releituras dos clássicos dos anos 80. A apresentação acontece no dia 17 de julho no Belvedere, localizado no bairro São Francisco, com ingressos à venda.

O grupo é formado pelos avatares NeXT (voz), Deputado (guitarra) e Gun (bateria), trio que elegeu como sua missão revisitar os clássicos nacionais dos anos 80 com uma pegada que mistura punk e rock a partir de um olhar futurista. Como parte da proposta artística, enquanto o som corre solto no palco, os telões exibem os videoclipes produzidos pelo curitibano Raul Machado. Completando a noite, performances e intervenções artísticas, ao som da discotecagem do Dj Luis Cilho.

A estreia da Banana Gun em Curitiba será no palco do Belvedere, no próximo dia 17/7 e os ingressos estão à venda.

“Independência, acima de tudo. Criamos releituras de forma livre, mas sempre conectadas à nossa memória afetiva, sem precisar nos prender às regras do mercado atual”, afirma NeXT, sobre o projeto.

O show é a chance do público ouvir as releituras, já que os avatares não estão disponíveis em nenhuma plataforma de streaming. Nos palcos, o Banana Gun se materializa em músicos de carne e osso, sempre na contraluz para manter o mistério de suas identidades.

Entre os três videoclipes disponíveis no Youtube da banda está o da música “Vitrine Viva”, do Ira! Todos os efeitos foram realizados com inteligência artificial, sob a batuta de Raul Machado.  O cineasta tem mais de 400 videoclipes na história da música brasileira, muitos deles históricos. Trabalhou para artistas como Chico Science & Nação Zumbi (“Maracatu Atômico”), Anitta, Planet Hemp, Sepultura, Ratos de Porão, Raimundos, Marcelo D2, O Rappa, Pitty, CPM 22, Fatboy Slim, Tropkillaz, Vive la Fête.

Raul gosta de brincar com novas tecnologias e já experimentou tudo que apareceu até agora. “Passei por Super 8, moviola, digital… é tudo ferramenta. Inteligência artificial também é ferramenta pra mim. O Banana Gun tá me dando a oportunidade de aprender. Os clipes são os telões do show deles. A maioria é em IA, mas tem uns que são pesquisa e colagens”, explica. “O público pode esperar um show bem colorido, já que cada música tem uma palheta e um tema.  O repertório deles é cheio de hits da minha vida e o show deles está cada vez melhor e mais divertido,” completa.

Com algumas canções autorais, o repertório é extenso e vai de Plebe Rude, Ira! e Titãs a Jorge Benjor e Pepeu Gomes, passando por Riachão, com a inesquecível “Cada Macaco no Seu Galho”. A lista tem clássicos como “De Volta ao Planeta”, “Vendedor de Bananas”, “Arregaço”, “Homem Primata”, “Ela é Demais”, “Pense Dance”, “Porrada”, “Até Quando Esperar”, “Respeito”, “São Paulo”, “Decadence”, “Eu Não Amo Você”, “Na Casa Dela” e “Vitrine Viva”.

Sobre a banda:

Deputado: o único humano do grupo é um político! É o que resta da humanidade nesta banda. Ex militante estudantil, foi preso, torturado e extraditado, passou por treinamento de armas, guerrilhas e inteligência em Cuba e União Soviética. Após a lei da Anistia voltou ao Brasil com nova identidade, plásticas, harmonização facial e mudanças genéticas implantadas por NeXT. Ainda no exílio fez um pacto na encruzilhada e se tornou um guitar hero. Nas últimas eleições mudou para um partido de direita e se tornou conservador. Ele é a favor da liberação de armas, das drogas e da liberdade de expressão. Monstro das guitarras e riffs.

NeXT: Ser intergaláctico, conhecedor profundo de vários planetas, galáxias e dimensões. Gênio da genética, ocultismo, música & tecnologia. Químico por hobby possui várias vozes e dizem que até pode mudar de forma. Rico, requintado, poderoso, forte e totalmente louco. Psique fragmentada. Dono da banda! Manda!

Gun: alta capacidade percussiva e guerreira. Tocador de bumbo e tambores. Lutou diversas guerras e passou por diversas revoluções. Desertor do exército dos 12 macacos, foi treinado e fugiu de um laboratório de experiências para a descoberta da cura do Alzheimer, adquirindo super memória e inteligência. Seu verdadeiro nome é César. Boêmio, Bon vivant, poeta e empreendedor. Possui várias empresas, negócios e investe pesado no mercado financeiro.

Serviço

Banana Gun em Curitiba

Data: 17 de julho, a partir das 20h

Local: Belvedere (R. Inácio Lustosa, 496 – São Francisco, Curitiba)

Ingressos: R$ 20

Onde comprar: https://meaple.com.br/belvedere/solar-punk-reggae