Cultura Cinema

Ben Stiller volta em Antes Só do que mal Casado

Há 35 anos, Elaine May fez um filme que se tornou cult, se não exatamente clássico - The Heartbreak Kid”, lançado no Brasil como O Rapaz Que Partia Corações. Parceira de Mike Nichols no começo dos anos 60

Luiz Carlos Merten, Agencia Estado

Há 35 anos, Elaine May fez um filme que se tornou cult, se não exatamente clássico – The Heartbreak Kid”, lançado no Brasil como O Rapaz Que Partia Corações. Parceira de Mike Nichols no começo dos anos 60, quando eles faziam shows humorísticos à base de improvisação, Elaine contou a história desse sujeito que se casa para descobrir, na lua-de-mel, que a verdadeira mulher amada é outra, que acaba de conhecer. Virulento, o filme pode ser considerado horroroso ou genial, dependendo do ponto de vista – e do gosto do espectador pelas piadas que a diretora despeja como metralhadora giratória para satirizar a vida norte-americana. O ‘heartbreak kid’ está de volta, agora na interpretação de Ben Stiller, no novo filme dos irmãos Bobby e Peter Farrelly. Novamente, os críticos e os espectadores vão se dividir, podendo amar ou detestar. Mas uma coisa é certa – só mesmo de muito mau humor quem assistir ao filme que ganhou o título de Antes Só do Que Mal Casado vai deixar de rolar de rir. Os Farrellys fazem humor de resistência, na trincheira contra o politicamente correto que tomou conta da produção de Hollywood. São incorretos e não poupam ninguém. Lésbicas, gays, deficientes são seus alvos preferidos. No remake de The Heartbreak Kid, Ben Stiller vai ao casamento de sua ex e entra em depressão ao virar motivo de todo tipo de piada na festa. Pressionado pelo pai e pelo melhor amigo ele embarca no primeiro relacionamento e se casa – para descobrir, a caminho da lua-de-mel, no México, que a mulher é errada. Ocorre de tudo. A própria paisagem mexicana – Los Cabos – é motivo de piadas sobre como os norte-americanos vêem a América latina, concluindo no negócio que Stiller termina por montar na região e que leva o nome de Três Amigos – como os ‘tres caballeros’ de outra comédia de John Landis com Steve Martin, Chevy Chase e Martin Short.

A ‘noiva’ tem desvio do septo e tudo o que come e bebe sai pelo nariz, como meleca. Não falta nem mesmo o sentimentalismo que os Farrellys revelaram em O Amor É Cego e, aliás, Ben Stiller começa a perceber o erro de seu casamento quando Bobby e Peter retomam o filme com Jack Black e Gwyneth Paltrow na piada sobre a mãe da noiva.