Biblioteca Pública do Paraná lança 81 livros de autores paranaenses na Flip

AEN, editada por Lycio Vellozo Ribas
01lancamentos

Na Flip, Biblioteca Pública do Paraná lança 81 livros de autores paranaenses com distribuição gratuita. Foto: Fernanda Maldonado/SEEC

A literatura paranaense ganhou destaque no terceiro dia da 23.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), nesta sexta-feira (1º). A Secretaria de Estado da Cultura (Seec), por meio da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), lançou 81 títulos de autores paranaenses selecionados pelo Edital Outras Palavras, na Praça Aberta de Paraty. Trata-se do maior lançamento simultâneo de obras do Estado.

No Paraná, o lançamento oficial dessas obras está previsto para o início do segundo semestre de 2025, na sede da Biblioteca Pública do Paraná.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o Edital Outras Palavras da Seec investiu quase R$ 2 milhões para fomentar a produção editorial independente no Paraná. Ao todo, o projeto resultou na publicação de 157 títulos por 12 editoras de todo o Estado.

Desenvolvido para fortalecer a cadeia produtiva do livro no Estado, o edital teve como foco autores e editoras independentes, fora dos grandes circuitos comerciais. A presença na Flip representa não só uma oportunidade de visibilidade nacional para esses autores, mas também um reconhecimento da diversidade e vitalidade da literatura produzida no Paraná.

Marco

“O lançamento de 81 obras de autores do Paraná na Flip representa um marco”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura do Paraná. “O Edital Outras Palavras não apenas viabilizou a publicação de novos livros, mas fortaleceu uma rede de escritores, editoras e leitores comprometidos com a produção cultural independente”.

“É muito simbólico ocupar esse espaço com vozes diversas, plurais, que mostram a vitalidade da nossa literatura. Isso é política pública transformadora: promover acesso, circulação e pertencimento”, disse a secretária.

Naotake Fukushima, proprietário da editora Insight de Curitiba, foi um dos contemplados pelo edital Outras Palavras e marcou presença no lançamento durante a Flip. “Esse edital foi muito importante e interessante porque nos permitiu conhecer outras editoras, outras áreas da literatura e da dramaturgia. Contribuir com a economia criativa do Paraná é algo muito positivo”, afirma.

Pertencimento

Essa sensação de pertencimento também foi compartilhada por Milla Jung, autora do livro “Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização”, resultado de sua tese de doutorado. Ela destaca o valor da produção intelectual paranaense em contextos de arte contemporânea.

“Espero que o edital continue. E que muitos outros autores do Paraná possam ser publicados – para nos conhecermos melhor, conhecermos nossos trabalhos e também para que pessoas de fora tenham acesso ao que estamos produzindo”, afirma.

Outro escritor presente foi Roberto Nicolato, radicado em Curitiba e autor do livro “A Noite Sem Tempo”, vencedor na categoria poesia do Edital Outras Palavras. Ele destaca o impacto da iniciativa. “Através desse trabalho, dessa publicação, a gente pode mostrar um pouco o trabalho dos autores paranaenses. É bacana também que vai ser enviado para bibliotecas públicas do Paraná, estou muito feliz com isso”.

Dimis, autor da obra “Humanismo Selvagem: uma Tragicomédia Karaíba”, teve seu primeiro contato com a literatura ainda na infância, quando frequentava a Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná com sua mãe.

Tempo depois, retorna à instituição com a publicação de sua dramaturgia, escrita durante a pandemia da Covid-19 e vencedora do primeiro lugar na categoria dramaturgia do Edital Outras Palavras. “É um momento muito bonito ver essa coleção completa, ver o ‘Humanismo’ ganhando espaço como literatura”, celebra. Em 2024, a obra estreou nos palcos como peça teatral.

Vanessa Strelow, autora do romance “A Grande Recompensa”, também comemorou o lançamento com entusiasmo. “Ser selecionada neste edital foi uma grande alegria. Ver meu livro em mãos, outras pessoas lendo, é exatamente o que eu sonhava. Está sendo muito especial participar deste momento no estande da Biblioteca Pública do Paraná”, afirma.