Bienal dos Quadrinhos de Curitiba neste sábado (Crédito: Josianne Ritz)

A Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que começou na quinta-feira, no feriado de 7 de setembro, e foi até o domingo (10), no MuMA – Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural, reuniu 15 mil pessoas. Foi a primeira edição presencial em cinco anos e com curadoria totalmente feminina.

Nesta edição, o tema foi “Resistências, Existências: Quadrinhos e Corpos Plurais”. A programação incluiu sessões de autógrafos com os mais de 60 artistas convidados (entre eles Chantal Montellier, Lilian Mitsunaga e María Luque). A Feira Muvuca trouxe mais de 180 artistas, com espaço de encontros, trocas e vendas.

O Palco Ocupa, espaço consagrado da Bienal de Quadrinhos, foi lugar de conversas, performances, demonstração de trabalhos e muito mais. O estande da Gibiteca, com 16 participantes, deu atenção especial a quadrinistas curitibanos, com lançamentos e sessões de autógrafos.

Nove exposições de artistas nacionais e internacionais tomaram as paredes do MuMA. Entre elas estavam “Resistências”, na Sala Célia Neves Lazzarotto; “Maria Erótica: outros erotismos”, na Sala Domício Pedroso; e “Lilian Mitsunaga – 4 décadas nos quadrinhos”, sobre a vida e a obra da artista homenageada da edição, a letrista Lilian Mitsunaga.

E uma novidade na 7ª edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba: a Rodada de Negócios, com encontro entre editores e artistas para avaliação de portfólio e apresentação de projetos.

Curadoria feminina
Parte importante da Bienal de Quadrinhos é a sua curadoria. A cada edição temática, um grupo de especialistas em quadrinhos (de diversas áreas) se reúne para pensar no perfil dos convidados e convidadas, nas ações e motes para debates e palestras. A edição de 2023 tem uma curadoria 100% feminina. Mitie Taketani, proprietária da Itiban Comic Shop; Maria Clara Carneiro, pesquisadora, tradutora de quadrinhos e professora do departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM; e Dandara Palankof, tradutora, editora no estúdio de produção editorial de super-heróis da Mythos Editora e coeditora da Revista Plaf, especializada em quadrinhos.

Bienal de Quadrinhos de Curitiba
De 7 a 10 de setembro
MuMA – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430
Das 11h às 20h
Entrada gratuita
bienaldequadrinhos.com.br
@bienaldequadrinhos