bienal-natasha-durski
Bienal Internacional de Arte de Curitiba (Natasha Durski)

A 16ª edição da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba marca o retorno do evento ao modelo presencial e já tem data para acontecer. Ela será inaugurada em 14 de junho de 2026. Reconhecida pelo diálogo entre linguagens diversas e pela atenção às questões que atravessam a produção artística atual, a Bienal reafirma seu papel como espaço de intercâmbio cultural e reflexão crítica sobre o presente.

Leia também

O evento apresentará grandes exposições de artistas consagrados, em nível nacional e internacional, e seguirá incentivando novas gerações com o CUBIC (Circuito Universitário da Bienal de Curitiba). Uma celebração das artes visuais que também valoriza as relações entre diferentes comunidades, ciência e inovação.

O que é a Bienal Internacional de Curitiba?

Criada em 1991, com sua primeira edição realizada em 1993, a Bienal Internacional de Curitiba já apresentou trabalhos de milhares de artistas de mais de 70 países, consolidando a cidade como referência internacional em arte contemporânea. Ao ocupar museus, centros culturais e espaços urbanos, o evento amplia o acesso do público e estabelece novas conexões entre arte e sociedade.

Ao longo de mais de 30 anos de história, a Bienal Internacional de Curitiba se firmou no Brasil como um dos principais eventos de arte do circuito latino-americano. Em 2019, realizou a 14ª edição sob o tema “Fronteiras em Aberto”, reunindo 461 artistas dos cinco continentes, com destaque para países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e ocupando espaços em Curitiba, além de Florianópolis, Brasília e cidades internacionais, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes. Além do programa principal, a Bienal realiza uma extensa programação paralela e a promoção de circuitos, expandindo seu alcance para além da arte contemporânea.

Reconhecimento

A Bienal Internacional de Curitiba recebeu por duas vezes o Prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), em 2011 e 2017. Entre os nomes de maior visibilidade internacional que já participaram do evento estão Marina Abramović, Bill Viola, Bruce Nauman, Dan Flavin, Louise Bourgeois, Julio Le Parc, Richard Serra, Shirin Neshat, Tony Cragg, Bill Viola, Tracey Moffatt, Marta Minujín e William Kentridge. Entre os brasileiros, já integraram suas edições artistas como Adriana Varejão, Arnaldo Antunes, Hermeto Pascoal, Ayrson Heráclito e Rimon Guimarães.

Depois da experiência online em 2021, realizada durante a pandemia, a Bienal retorna em 2026 ao circuito presencial com ainda mais fôlego.

Mais informações sobre a programação e a equipe curatorial serão divulgadas em breve no site, www.bienaldecuritiba.org, e no Instagram, @bienaldecuritiba.

SERVIÇO

16ª Bienal Internacional de Curitiba 

Exposições: 14 de junho a 15 de novembro de 2026

Local: Museus, centros culturais e espaços urbanos de Curitiba

Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br Instagram:@bienaldecuritiba