No quarto fim de semana do pré-Carnaval de 2023, o bloco Garibaldis e Sacis levou o “clima praiano” para as ruas do centro histórico de Curitiba. Com concentração marcada na esquina da Rua Saldanha Marinho com a Alameda Dr. Muricy, o tema era Garibaldis e Sacis vai à praia os foliões tiraram as roupas de banho do guarda-roupa e as colocaram para se divertir. Aliás, os trajes estavam apropriados para a tarde do calor que tomou conta da capital neste domingo, 29 de janeiro.
O calor ajudou a tirar os foliões de casa neste domingo e levou muita gente para o Largo da Ordem, o bairro São Francisco, destino dos foliões que saíram da Saldanha Marinho por volta das 15 horas.
No último dia 15 de janeiro, o Bloco Garilbaldis e Sacis completou 24 anos de folia. Neste período, o bloco virou uma referência na comemoração do Carnaval de rua em Curitiba. O bloco contagiou a cidade e passou a reunir a cada ano uma multidão de foliões, num movimento que se desdobrou em outros blocos, como o Garibaldinhos, que convida pais e crianças a festejarem juntos o Carnaval.
Nos últimos anos, por conta da pandemia, a saída do bloco no Carnaval curitibano ficou prejudicada, como todas as atividades. O bloco costuma reunir milhares de pessoas no Carnaval.
Para 2023, por enquanto, a expectativa é de que o Carnaval de Curitiba possa ser retomado como era antes da pandemia do novo coronavírus, com desfiles de escolas e blocos. Por isso, os Garibaldis têm feito ensaios abertos nas Ruínas do São Francisco, desde novembro.