unnamed (17)
João Pedro Lisboa/ Divulgação

O Bloco Púrpura, um dos maiores símbolos da diversidade do Carnaval de Curitiba, irá homenagear a ativista Marcela Prado neste ano. No dia 1º de março, a partir das 19 horas, a Avenida Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba, será tomada pela energia vibrante do bloco.

Leia mais:

Marcela Prado foi uma militante fundamental para garantir alguns dos direitos aos quais a população trans tem acesso hoje. Entre suas contribuições, destaca-se sua atuação como conselheira municipal de saúde, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PR e sua participação na fundação da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, da qual foi uma das primeiras presidentes. Sua luta e legado continuam a inspirar as novas gerações de ativistas e artistas da comunidade LGBTI+.

Para Giovanni Cosenza, produtor cultural e idealizador do Bloco Púrpura, a homenagem reafirma o compromisso do bloco com a memória e a luta das pessoas trans. “Marcela Prado foi uma guerreira incansável. Sua atuação abriu caminhos e garantiu conquistas que ainda hoje são essenciais para a comunidade trans. O Bloco Púrpura é, acima de tudo, um espaço de celebração da diversidade e de resistência. Lembrar Marcela é lembrar que a luta por direitos e dignidade precisa continuar.”


Foto: João Pedro Lisboa / Divulgação

O evento, que faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Curitiba, promete um desfile repleto de cor, alegria, representatividade e muita música. Entre as atrações deste ano está o Alekys DJ. O Bloco Púrpura convida todas as pessoas a se unirem nessa celebração de resistência e memória, reforçando a importância da luta por um mundo mais justo e igualitário para a população LGBTI+.

“Estamos aqui para celebrar a vida, a cultura e a diversidade. Mas também para lembrar que a folia pode e deve ser um espaço de luta. Marcela Prado nos mostrou o poder da resistência e da organização coletiva. Homenageá-la é reafirmar nosso compromisso com essa batalha,” finaliza Cosenza.

Sobre o Bloco Púrpura 

Criado em 2019, o Bloco Púrpura se tornou um dos principais eventos do Carnaval de rua de Curitiba, com uma forte presença da comunidade LGBTI+. Além de ser um espaço de celebração, o Bloco busca valorizar profissionais da comunidade LGBTI+, mantendo parcerias com organizações como a Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD).

Serviço 

Bloco Púrpura – Homenagem a Marcela Prado
Data: 01 de março
Horário do desfile: 19h (concentração a partir das 17h para quem deseja desfilar junto)
Local: Rua Marechal Deodoro, Centro de Curitiba
Entrada gratuita