Aos 24 anos, Stefani Joanne Angelina Germanotta – mais conhecida como Lady Gaga -, é uma das 100 artistas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. O mais incrível dessa história é que há três anos, ninguém sabia quem era essa moça. Em 2007, Stefani Germanotta já tocava e cantava em casas noturnas de Nova York, onde nasceu, numa família rica. Mas sua música não conseguia chamar a atenção de ninguém: público, crítica e produtores. Até que um dia, quando se apresentava num bar, ela ficou indignada ao perceber que as pessoas não estavam dando a mínima para o seu show. Para conquistar a atenção da plateia, a jovem tirou a roupa, ficando no palco só de calcinha e sutiã, e continuou cantando, agora, sim, sob os olhares atentos do público – especialmente os homens
Foi assim que ela percebeu que investir em apresentações espalhafatosas e declarações polêmicas – como a de que seria bissexual – poderia ser uma ótima maneira de compensar sua música de qualidade duvidosa. A verdade é que, desde então, Stefani virou Lady Gaga, conquistando fama e sucesso em todo o mundo. Mesmo tendo lançado apenas um disco, The Fame, em 2008, ela já vendeu mais de 15 milhões de unidades e tem shows com ingressos esgotados em qualquer lugar do planeta. Com uma carreira tão meteórica, a vida de uma garota como essa mereceria uma biografia, mesmo ela tendo apenas 24 anos?
A resposta, segundo a jornalista britânica Helia Phoenix, 29 anos, é sim. Escrita por Helia, chega ao Brasil a biografia não-autorizada Lady Gaga. E, neste caso, o não-autorizada não significa que a obra traz episódios polêmicos e inéditos da vida da cantora. Nem se quisesse, Lady Gaga poderia ter autorizado a biografia. É que Helia nunca conversou com a cantora americana. Nunca. Nem uma entrevista, sequer. Em entrevista exclusiva à reportagem, a própria autora admite essa falha gravíssima para quem quer escrever a biografia de alguém. Tentei contato, mas os empresários dela nunca me responderam, diz Helia.
TUDO NA INTERNET
Por isso, o livro da jornalista foi escrito baseado apenas em entrevistas dadas por Lady Gaga a vários jornais e revistas e declarações postadas no Youtube. Se você fizer uma pesquisa na internet sobre a vida da cantora, vai encontrar tudo lá. O livro não traz nada sobre a vida de Gaga que já não tenha sido publicado. Faltam dados sobre a infância da cantora, detalhes sobre o namoro conturbado com seu único amor (até agora) – o ex-namorado Luc Carl -, além, claro, de entrevistas com a própria Lady Gaga. O oportunismo é tão evidente que Helia Phoenix confessa só ter assistido a um show da cantora. A jornalista justifica a decisão de escrever o livro mesmo sem ter acesso à biografada. Lady Gaga inspira os jovens. A vida que ela já viveu vale por cinco. Há um interesse das pessoas em conhecer a história dela, diz.
GAGA: A HEROÍNA
O problema é que o livro conta muito pouco dessa história e, pior, se limita ao que já foi publicado e divulgado. Nem podia ser diferente. Como a própria Helia afirma, ela nunca, sequer, chegou nem perto de Gaga. Uma vez, fiquei aguardando próximo ao ônibus da turnê dela aqui na Inglaterra. Mas eu precisava ir ao banheiro. Quando voltei, o ônibus já tinha ido embora, lembra. O livro tem outra deficiência. Apesar de não se assumir como fã de Gaga, Helia Phoenix não fez uma biografia, e sim uma série de rasgados e exagerados elogios à cantora.
Em vários trechos da obra, chega a ser infantil a exaltação que a autora faz a sua biografada. Num dos capítulos, a jornalista escreve: Ela enfrentou muitas dificuldades na vida Se fosse uma pessoa comum, desistiria. Mas não era uma pessoa comum, e sim, Lady Gaga. Quem não conhece a história da artista, vai pensar que ela nasceu no gueto e subiu na vida. Na verdade, a cantora vem de família rica e morava num apartamento de luxo em Nova York. Atualmente vivendo no País de Gales, Helia Phoenix nunca fez nenhum trabalho relevante na imprensa britânica. A rasa biografia de Lady Gaga pode ser uma tentativa da jornalista de conseguir sucesso. A tirar pelo número de fãs da cantora mundo afora, não é improvável que isso aconteça, mesmo com a fraca qualidade do livro. Mas, a pergunta persiste: será que uma pessoa de 24 anos merece uma biografia? Acho que ela merece. Tenho certeza de que Gaga vai continuar produzindo coisas novas por muito tempo, diz Helia. É esperar para ver, ou melhor, ler. Ou não.
SERVIÇO
Lady Gaga – A Biografia
Helia Phoenix
Editora Leya
Preço: R$ 27,90
Sabia que seria uma grande artista e que gostariam de saber
da sua história
AE — Por que uma biografia de Lady Gaga?
Helia Phoenix — Ela é uma personagem muito inspiradora e sua história é realmente interessante. Acho que ela é um grande modelo, que mostra que se você trabalhar realmente duro, pode realizar seus sonhos, sejam eles quais forem.
AE — Uma biografia é feita com bons e maus momentos da vida dos personagens. No seu livro, você não mostra quando Lady Gaga erra
Helia Phoenix — Há muitos pontos baixos na vida dela, como nos tempos em que ela estava na escola e não conseguia ser uma das garotas populares. E quando ela saiu de casa e estava tomando drogas e fazendo festas o tempo todo.
AE — Quantas vezes você conversou com Lady Gaga para escrever o livro?
Helia Phoenix — Nenhuma. Nunca falei com ela. Tentei contato com ela por meio dos assessores, mas não tive nenhuma resposta.
AE — E a quantos shows dela você assistiu?
Helia Phoenix — Apenas um. O ‘Monster Ball’, no Reino Unido. Foi sensacional! Mas vi muitos vídeos no YouTube que ela fez antes de ser famosa e depois da fama. São todos excelentes, incríveis!
AE — Você conseguiu ao menos chegar perto dela alguma vez?
Helia Phoenix — Nunca. Uma vez, fiquei aguardando do lado de fora do ônibus da turnê dela no Reino Unido. Esperei por quatro horas, depois do show. Mas eu precisava desesperadamente ir ao banheiro. Quando voltei, o ônibus tinha ido embora.
AE — Uma moça de apenas 24 anos merece mesmo uma biografia?
Helia Phoenix — Ela tem muita bagagem para os 24 anos. É jovem, mas já viveu cinco vidas! Para alguém tão nova, ela é muito orientada e motivada. Todo ano, ela faz o suficiente para render outro livro. a
AE — Certamente, Lady Gaga ainda vai produzir muita coisa. A biografia não é precipitada?
Helia Phoenix — Tenho certeza de que ela ainda vai fazer muita coisa bacana em sua vida: novos shows, novos vídeos, talvez, novos gêneros de arte e expressão. Mas muitas pessoas não sabem nada sobre seu passado e sua luta para alcançar a fama. É isso que este livro cobre.
AE — Você pretende atualizar o livro com novos fatos sobre a vida de Lady Gaga?
Helia Phoenix — O livro foi atualizado no começo deste ano. Seria possível continuar a atualizá-lo todos os meses! Em alguns anos, eu gostaria de escrever outra biografia dela, somente com o que aconteceu desde o lançamento do primeiro livro.
AE — Quando você decidiu escrever esta biografia de Lady Gaga?
Helia Phoenix — No início do ano passado, quando ela tinha acabado de chegar às paradas britânicas. Eu sabia que ela seria uma grande artista e que as pessoas gostariam de saber da sua história.
AE — O fato de Lady Gaga sempre aparecer com visual extravagante não é uma forma de desviar a falta de talento?
Helia Phoenix — Acho que não. Você pode distrair a atenção vestindo roupas escandalosas por pouco tempo. Em seguida, as pessoas perceberão se você tem talento, independentemente do que você estiver vestindo.