TULIPA NOIRE_FRAME 13 – Foto ONErpm Studios
Tulipa Ruiz ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo com ‘Dancê’ (2015) (Divulgação)

A Caixa Cultural Curitiba apresenta nos dias 31 de janeiro, 1º, 2, 7, 8 e 9 de fevereiro o show de Tulipa Ruiz, vencedora do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Ao lado do irmão e produtor Gustavo Ruiz, a artista traz para Curitiba a turnê “Noire”, em formato voz e violão. O show do primeiro sábado contará com intérprete de Libras. O teatro também oferece estrutura plena para pessoas com deficiência.

O show “Noire” traz a essência da música de Tulipa Ruiz em sua forma mais despojada e emocionante, que a artista prefere chamar de “nude”. Inspirado pela live “Tulipa Noire”, dirigida pela cineasta Laís Bodanzky (de “O Bicho de Sete Cabeças”) durante a pandemia, o espetáculo revisita canções com foco nas letras e melodias originais. A live foi gravada na histórica Casa de Francisca, em São Paulo (SP), e explorou o universo estético do preto e branco e da atmosfera de magia do Palacete Tereza, destacando a delicadeza e a profundidade do repertório de Tulipa.

O formato voz e violão traz releituras estruturais das canções, revelando nuances literárias e musicais que ganharam elogios da crítica nacional e internacional em turnês realizadas na China e diversos países da Europa, além do Brasil.

Sobre Tulipa Ruiz
Cantautora e ilustradora, Tulipa Ruiz é uma das vozes mais marcantes da música brasileira contemporânea. A artista ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com “Dancê” (2015) e foi indicada ao prêmio de Melhor Artista Revelação no mesmo ano.

Nascida em Santos (SP) e criada em São Lourenço (MG), Tulipa é autora de cinco álbuns – ‘Efêmera’ (2010), ‘Tudo Tanto’ (2012), ‘Dancê’ (2015), ‘Tu’ (2017) e ‘Habilidades Extraordinárias’ (2022), além de singles físicos e virtuais, participações em discos de outros artistas, trilhas para filmes e projetos especiais, e músicas incluídas em filmes, novelas, games e comerciais.

Com sua banda Pipoco da Galáxia ou ao lado do irmão Gustavo, Tulipa já se apresentou em palcos icônicos e festivais ao redor do mundo. Sua música conquistou publicações internacionais como The Guardian e The Independent, consolidando-a como uma artista plural e autêntica.

Além de sua trajetória musical, Tulipa também atua nas artes visuais, com ilustrações para capas de discos, livros e revistas. Criadora da marca de moda Brocal, a artista participa da Casa de Criadores, evento que celebra a moda autoral na América Latina.

SERVIÇO
Tulipa Ruiz, com o show “Noire”

Onde: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280 – Centro
Quando: dias 31 de janeiro, 1º, 2, 7, 8 e 9 de fevereiro. Sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e tarifa cultural). Venda dos ingressos a partir do dia 25 de janeiro, às 10h na bilheteria da CAIXA e às 15h será aberta a venda online pelo site www.caixacultural.gov.br
Horário da bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos das 10h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Duração: 90 minutos
Acesso para pessoas com deficiência e audiodescrição
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722