
A CAIXA Cultural promove, em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, atividades em alusão ao bicentenário da independência do Brasil, celebrado em setembro de 2022. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para todas as idades.
CAIXA Cultural Brasília
Na capital federal, será realizada a oficina Recriando Cenas Históricas. Por meio da análise de imagens e textos históricos, estudando personagens, cenários e elementos de composição da cena, entre outros pontos presentes nas obras, a atividade propõe a elaboração de releituras de obras de arte que retratam importantes acontecimentos do Brasil.
CAIXA Cultural Curitiba
A mediação Poteiro e Américo: dois olhares sobre a Independência relaciona a obra Independência (1984), do artista Antônio Poteiro, pertencente ao acervo CAIXA e presente na exposição Traços Modernistas, com a pintura Independência ou Morte ou O Grito do Ipiranga (1888), de Pedro Américo (1843-1905), um importante pintor brasileiro.
CAIXA Cultural Fortaleza
A oficina Recortes da História: Painel Colaborativo parte do bicentenário da independência para propor a construção de um painel colaborativo, utilizando a técnica de colagem. A atividade visa a promover a reflexão sobre memória e cultura, elementos norteadores na busca da integração de todas as regiões em um único país, associando esses conceitos à sensação de pertencimento a um grupo, a uma comunidade.
CAIXA Cultural Recife
A mediação Outras Histórias: Bicentenário da Independência no Acervo CAIXA propõe um diálogo com o público e a reflexão sobre as obras do Acervo CAIXA cuja temática se relaciona à independência do país. Os participantes discutirão técnicas e interpretações, considerando os artistas, os períodos de produção das obras e a composição das obras destacadas.
Já a oficina Elementos simbólicos para a construção de bandeiras abordará as mobilizações pela independência que ocorreram em Pernambuco durante o século XIX e suas consequências. Nesse contexto, o movimento ocorrido em 1817 ganha destaque, pois a república instaurada naquele ano elegeu símbolos que buscavam representar os novos ideais que surgiam. A partir dessas reflexões, os participantes construirão suas próprias bandeiras, a partir de discussões sobre os símbolos de identidade e seu processo de construção.
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
A oficina presencial Memórias do Bicentenário será realizada em duas etapas. A primeira busca contextualizar o bicentenário da independência do Brasil. Em seguida, os 200 anos da história brasileira serão repassados, tendo como recorte personalidades históricas retratadas em bilhetes de loteria, destacando a importância da criação objetos comemorativos que preservam histórias.
Na segunda parte da oficina, os participantes serão convidados a criarem tiragens de selos, moedas, carimbos e broches comemorativos. Produzidos em pequenas séries, os itens poderão ser trocados entre os presentes, fazendo com que cada um tenha uma pequena coleção de objetos exclusivos, criados na oficina.
CAIXA Cultural Salvador
O curso online Arte e Educação no Bicentenário da Independência é uma formação virtual, com atividades práticas e textos reflexivos, diretamente ligada à educação museal. Esta atividade propõe renovar os olhares sobre a independência, sob a ótica da diversidade cultural, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.
Na mediação presencial Bicentenário da Independência – Portas Abertas, os participantes falarão sobre seus conhecimentos a respeito dessa data e em seguida serão orientados a explorar a criatividade para produzir uma releitura, a partir das obras de artes apresentadas.
CAIXA Cultural São Paulo
A oficina presencial O Retrato Oficial irá propor a pintura de um retrato de Dom Pedro I, a partir da observação de retratos oficiais. A atividade terá como critério os parâmetros adotados para a realização de uma obra oficial, a fim de que os participantes conheçam essa maneira de pintar.